Quando a generosidade é viral
5 Tópicos de Terça - As ideias mais interessantes que seus founders favoritos aprenderam essa semana
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).
🥢 1. Motivação
“Pessoas que são incapazes de motivar a si mesmas devem contentar-se com a mediocridade, não importa quão impressionantes sejam seus outros talentos.“
🥢 2. KLM ajudando viajantes de graça
Em 2014, a KLM apareceu no aeroporto de Amsterdã por uma semana com a missão de varrer as redes sociais atrás de viajantes passando perrengue e dar uma ajuda.
Eles não deram uma força só para os clientes deles. Ajudavam qualquer pessoa.
Teve passaporte esquecido entregue de motoboy. Eles ajudaram um cara a atravessar o Rio Hudson de lancha para não perder o voo no trânsito de Manhattan.
Eles cantaram música de ninar para a galera dormir, serviu de despertador para quem estava com medo de perder a hora e até descolou uma cama de verdade no terminal para um viajante que ficou preso à noite.
Um casal em lua de mel ganhou uma carona até o portão com aquelas latinhas de recém-casados amarradas no carrinho do aeroporto, e um rapaz nervoso recebeu uma rosa para entregar para a namorada na chegada.
O Will Guidara, do Hospitalidade Irracional e que conta essa história, descreve a ação como um ganha-ganha-ganha: bom para o cliente, para o seu time e para o seu negócio.
Nesse caso, para o cliente é óbvio.
Para o negócio, o ganho também está na cara: 3,6 milhões de pessoas viram o vídeo que a KLM fez dessa semana.
Agora assiste lá o vídeo e dá uma olhada na alegria no rosto da equipe.
Teve gente agradecendo com choro e abraço. Naquela semana, eles não eram só funcionários batendo ponto, eram verdadeiros anjos na vida dos outros.
E o mais legal é que generosidade é viral.
Quantos desses três milhões que viram o vídeo não se inspiraram para fazer uma boa ação? Quantos dos que foram ajudados passaram isso para a frente? E quantos de vocês vão entrar nessa agora que leram isso?
🥢 3. Como usar cores em um produto
Todo mundo que trabalha com produto precisa saber o mínimo sobre cores. Mesmo que você pegue uma paleta padrão de alguma linguagem de design (igual eu sempre fiz).
Lá pra 2021 eu fiz um curso de design onde aprendi as maravilhas de se usar HSL ao invés de RGB e HEX para achar tons de cores que combinam.
Essa semana encontrei esse conhecimento condensado nesse vídeo de 9m36s que é bem divertido de assistir.
Recomendo para todo não-designer.
Pausa rápida para fazer nosso próprio jabá — sim, viramos (ou voltamos a ser) aqueles caras que vendem camiseta pra bancar as despesas.
Se você se amarra em conteúdo startupeiro, agora fazemos roupas pra você assumir isso publicamente.
Clique aqui e veja com seus próprios olhos, e compra alguma coisa pra apoiar seu podcast e newsletter favortio:
🥢 4. Extensão para tirar print da tela toda
Você certamente já viveu essa situação:
Quer tirar um print de um site, mas o conteúdo todo não cabe em uma tela.
O que você faz? Tira vários prints?
Eu fazia isso ou apertava Ctrl + P e salvava como PDF (às vezes não funciona). Mas, essa semana, descobri uma extensão que tira o print da página com um clique.
Essa é mais uma daquelas extensões que valem a pena ter.
🔗 GoFullPage – Full Page Screen Capture
PS: Isso não é publi. Apenas um software bom, gratuito e que pode te beneficiar.
🥢 5. Tweet que me fez pensar
Vi um tweet do George Mack falando que no passado as pessoas descreviam navegar na internet como um explorador indo atras de novas terras.
Hoje em dia usamos a linguagem de prisioneiros. Somos reféns da internet.
Fiquei refletindo sobre como o comportamento e a relação das pessoas com a web mudou com o passar dos anos.
Antigamente tínhamos nosso computador e uma relação ativa com a internet, ela era uma ferramenta para nos abrir portas para novos mundos.
Hoje em dia a internet nos persegue através de uma máquina de geração de ansiedade com intermináveis notificações e sistemas que abusam da forma como nosso cérebro funciona para ficarmos viciados em dopamina barata.
Eu sempre fui completamente apaixonado e fascinado pela web, e sinto que parte da magia se perdeu. Só não sei como (nem se é possível) podemos voltar a nos relacionar com ela da mesma forma.
Na minha vida, tento fazer isso minimizando o uso de redes sociais e notificações e tentando me manter o controle sobre o que leio e acompanho. Tento usar como catalizador da minha curiosidade e sempre de maneira otimista.
Opa… Você por aqui?
Já está sabendo que temos um novo canal de cortes no YouTube?
Corre lá e já segue a gente pra ficar por dentro dos principais tópicos de cada um dos episódios:






