David Sacks e a lista do PayPal
5 Tópicos de Terça - As ideias mais interessantes que seus founders favoritos aprenderam essa semana
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).
🥢 1. 1,000 boring Tuesdays
Construir uma empresa é sobre mil terças-feiras entediantes, não um lançamento épico.
via Pedro Clivati
🥢 2. Mentoria com seus founders favoritos
Opa, Lucas aqui!
Quebrando um pouco o protocolo da newsletter pra fazer algo diferente: vou abrir alguns horários de mentoria.
Na próxima semana vou precisar ficar 7 dias em quarentena por conta de um tratamento de iodoterapia que vou fazer (sim, eu vou ficar radioativo!) e, por isso, vou ter algumas horas livres disponíveis.
Não queria cobrar nada, mas é aquela velha história, se oferecer isso de graça ninguém vai dar valor ou vão furar.
Então vai funcionar da seguinte forma: você paga doando o quanto quiser para o GRAAC (pelo menos R$150, vai, se eu fosse cobrar ia ser mais de 10x isso).
Se você está criando uma startup e acha que eu posso te ajudar de alguma forma, essa é sua chance de fazer isso do jeito mais legal possível.
Achei que seria uma boa oportunidade de transformar uma situação chata em algo legal :)
Agende aqui seu horário comigo (são poucos slots): https://cal.com/offthegridshow/mentoria-radioativa
PS: Essa iodoterapia é parte do tratamento do câncer de tireóide que eu tive há um tempo atrás. Tá tudo bem comigo, é mais prevenção do que qualquer coisa. Obrigado pela preocupação!
🥢 3. Casos de startup: A lista do PayPal
David Sacks entrou no PayPal em 1999 (quando ainda era Confinity), depois de deixar sua posição como consultor na McKinsey, onde trabalhou com os founders Peter Thiel, Max Levchin e Luke Nosek.
Ele se tornou o primeiro líder de produto do PayPal e depois foi promovido a COO, onde construiu e gerenciou equipes cruciais incluindo gestão de produtos, vendas, marketing, atendimento ao cliente, antifraude e recursos humanos.
Quando Sacks chegou ao PayPal, ele rapidamente percebeu que precisava “desaprender tudo o que aprendeu na McKinsey”.
Ele identificou um problema crítico: todos faziam reuniões enormes de planejamento e discutiam vários planos de ação, mas ninguém realmente os executava. Essa abordagem burocrática estava desacelerando a empresa em um momento em que velocidade era essencial para sobrevivência.
Para resolver isso, Sacks criou um sistema que chamou de “A Lista”. Era uma lista simples e priorizada de problemas e itens de ação. Toda manhã, ele atribuía itens da Lista aos membros da equipe sem procedimentos formais ou discussões longas.
Tem um exemplo famoso que mostra como a lista funcionava: Uma manhã, um gerente de marketing chegou para Sacks querendo discutir “estratégia” para uma campanha de branding. Sacks simplesmente respondeu: “Conserte a fraude primeiro”, e entregou a ele uma tarefa da lista. Essa abordagem acabou forçando a equipe a focar na execução em vez de planejamento e estratégias intermináveis.
Uma simples inovação de gestão melhorou drasticamente a velocidade e produtividade do PayPal, incorporando a filosofia de execução-sobre-planejamento que se tornou uma marca registrada da abordagem da PayPal Mafia para construir empresas.
Com a liderança de Sacks, o PayPal cresceu para mais de $200 milhões em receita anual em três anos antes do eBay adquiri-lo por $1,5 bilhão em 2002.
PS: “Paypal Mafia” é o apelido do time que fez parte dos primórdios do Paypal e fundaram startups lendárias como Tesla, SpaceX, LinkedIn, Palantir, YouTube, Yelp, and Yammer
Pausa rápida para fazer nosso próprio jabá — sim, viramos (ou voltamos a ser) aqueles caras que vendem camiseta pra bancar as despesas.
Se você se amarra em conteúdo startupeiro, agora fazemos roupas pra você assumir isso publicamente.
Clique aqui e veja com seus próprios olhos:
🥢 4. About fonts ‘n shit
Não sei você, mas eu não sou um puta designer. Na verdade nem designer eu sou.
Só que de tempos em tempos preciso escolher fontes e não sei definir quando uma fonte combina com outra.
Pra isso eu uso esse site aqui.
Ele mostra uma porrada de aplicação de fontes diferentes que funcionam em startups...
Recomendo salvar esse link. Um dia será útil.
🥢 5. 1 ano de Lovable e $200M ARR
O Lovable acabou de completar 1 ano de idade e revelou que com isso bateu 200M de ARR. Impressionante pra caralho!
A Elena Verna, lenda de Growth que toca a área no Lovable, compartilhou que o mais impressionante é como atingiram esse número: com um time pequeno (>100 pessoas), sem estrutura gigante de vendas, sem investimentos massivos em tráfego pago, sem estar no Vale do Silício.
Só com o produto fazendo o trabalho pesado desde o início.
Segundo ela, quando você foca em shippar rápido, surpreender as pessoas e faz seu produto passar a sensação de ser humano, o mercado de puxa pra frente.
As pessoas constroem coisas interessantes no Lovable e compartilham porque querem e gostam.
As únicas iniciativas que funcionaram foi influencer marketing e hackathons usando o Lovable.
Se você está tratando growth como um problema de otimização de canal, você está jogando outro jogo e já está pra trás.
O melhor motor de crescimento é, e sempre vai ser, seu produto gerar histórias que valham a pena ser compartilhadas.
Opa… Você por aqui?
Que tal compartilhar essa edição com aquele amigo que curte startups?








