5 tópicos de Terça #64
Quotes da semana, comportamento, churn de AI, carros autônomos e matrix
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).
PS: A edição de hoje foi com 12h de atraso porque um de seus founders favoritos esqueceu de agendar pra de manhã e deixou como draft. Foi mal e feliz natal!🎄🎅
🥢 1. Quotes da semana
Quanto mais valorizamos coisas fora do nosso controle, menos controle temos.
-Epiteto
**
Forgive yourself for your faults and your mistakes and move on.
***
Lose small. Survive. Win big eventually.
🥢 2. Por que pessoas (não) fazem o que você precisa que elas façam
Qualquer comportamento humano é regido por uma equação simples.
B = M*A*T
Behavior = Motivation x Ability x Trigger
Ou, em português,
Comportamento = Motivação x Habilidade x Gatilho
Se os seus leads, clientes, usuários não estão fazendo o que você quer que eles façam, está faltando um (ou mais) desses três:
Motivação: Ele não tem a motivação necessária para fazer
Habilidade: Ele não sabe fazer
Gatilho: Falta um lembrete para ele fazer
Muitas empresas cresceram ao "hackear" essa equação:
Hackeando "Habilidade"
Photoshop não precisa de muita motivação e nem de muito trigger. Mas sempre foi difícil de mexer. Eis que surge o Canva e torna tudo mais fácil.
Notion tornou a tarefa de gerir conhecimento muito mais facil, matando a necessidade de docs, trello e outras ferramentas.
Stripe tornou muito mais fácil adicionar uma camada de pagamentos aos negócios.
Hackeando "motivação"
Na pandemia, do dia para a noite, todos queriam (precisavam) fazer calls. Quem estava la para servir esses clientes? Zoom.
Slack foi o mesmo caso. A pandemia fez todos precisarem de um chat corporativo bom.
Hoje, com a onda de wellness, vemos pulseira Whoop e o anel Oura se beneficiando.
Hackeando "gatilhos"
Calma! Vou trazer exemplos também kkkk
Pensa que você tem a motivação para comprar uma camiseta num e-commerce, vai lá no site e faz todo o percurso, mas acaba parando por algum motivo qualquer.
Sabe o que acontece dali ha umas horas?
Você recebe um email de carrinho abandonado. As vezes dando um desconto relampago para você fechar aquela compra naquele momento.
É um gatilho sendo usado para terminar o trabalho que a motivação e a habilidade não foram capazes de terminar sozinhos.
É o booking falando que só resta 1 quarto naquele hotel que você está buscando.
É o Duolingo falando para você não perder a ofensiva de 5 dias.
É a notificação no seu celular, fazendo você voltar a engajar
Dito isso, queria que seus clientes executassem uma ação que eles não estão fazendo? Pense em qual das 3 variáveis você deve hackear.
🥢 3. Vibe revenue e a onde do churn em AI
A primeira vez que eu ouvi falar sobre "vibe revenue" foi no Keynote do AI Ascend desse ano.
Achei o nome genial para explicar startups que fazem muita receita e tem uma retenção altíssima. Isso rola porque o FOMO de AI é real e muita gente tá experimentando toda e qualquer solução de AI pra não correr o risco de ficar pra trás.
Agora o Kyle Poyar, do Growth Unhinged, lançou um estudo junto com o ChartMogul comparando as curvas de retenção de mais de 3500 empresas SaaS e AI-native. Os dados analisados são de empresas com pelo menos $250k ARR.
A retenção das empresas de AI se mostrou pior que os SaaS B2B e B2C.
Os números são ainda piores para empresas com ticket mais baixo. Empresas com ticket de pelo menos $250 tem basicamente a mesma retenção que os SaaS B2B. Empresas que vendem entre $50 e $249 tem 15 pontos a menos de retenção. Agora com ticket menor que $50 por mês, a retenção é ainda pior chegando a ser 20 pontos menor.
É a maldição do wraper. Fácil de assinar e fácil de cancelar.
Finalmente temos alguns dados pra comprovar o que já imaginávamos (e pude notar empiricamente nos últimos vezes vendendo AI).
Pra quem tem curiosidade no assunto, vale a pena ler o artigo completo:
Pausa rápida para fazer nosso próprio jabá
Sim, viramos (ou voltamos a ser) aqueles caras que vendem camiseta pra bancar as despesas.
Se você se amarra em conteúdo startupeiro, agora fazemos roupas pra você assumir isso publicamente.
Clique aqui e veja com seus próprios olhos, e compra alguma coisa pra apoiar seu podcast e newsletter favorito:
🥢 4. Market share da Waymo
Vi esse gráfico mostrando o crescimento do market share da Waymo (carros autônomos da Alphabet) no mercado de ride-sharing (Uber, Lyft, 99, etc) e fiquei impressionado.
Como não vejo a proliferação dos carros sem motorista no meu dia a dia, fica difícil de ter uma ideia de como está realmente sendo a adoção da tecnologia.
Os relatos dizem que mesmo sendo mais restrito (só operam em algumas cidades e nem todas as regiões) e mais caro que Uber, parece já ser a preferência de muitos.
É o tipo de inovação que vai ser "slowly than suddenly". Já ouvimos falar de carros autônomos há muitos anos como uma promessa, e tudo indica que em pouco tempo vamos "acordar" no mundo em que eles serão uma realidade.
E enquanto a Google não para de vencer, a Tesla tá tendo que prometer robôs pra justificar seu valuation trilionário... Yikes!
🥢 5. A receita da Matrix
Só uma curiosidade aleatória que os textos verdes do fillme Matrix são na verdade receitas de um livro de sushi.
Simon Whiteley, responsável por criar o efeito visual do código, explicou que os diretores buscaram um visual mais japonês para o filme. Ele então digitalizou caracteres japoneses desses livros de receitas e os refez artisticamente, resultando no que se vê na tela.
Apesar da origem serem receitas de sushi, o código passou por adaptações artísticas e estilísticas em katakana (um dos alfabetos japoneses), o que explica o motivo de ninguém ter conseguido descobrir o que eram até hoje.
Opa… Você por aqui?
Aproveita que chegou até aqui e compartilha essa news com alguém que você acha que vai curtir:








