Valorize o cliente que reclama pacas
Os clientes calados vão acabar saindo silenciosamente, sem te dar a chance de saber como melhorar.
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).
🥢 1. Quote da semana
“Você não precisa de mais tempo. Precisa de mais foco. Não é o tempo que te restringe, mas sim suas escolhas.”
Shane Perish
🥢 2. Garry Tan, de voluntário a CEO
Em 2008, Garry Tan estava doido para entrar no mundo das startups.
Apesar de ter trabalhado na Microsoft e na Palantir (fun fact: ele que fez o logo), ele não tinha funding nem conexões.
Ele fazia freela de fotografia para capas de álbuns de hip-hop (!?) pra se bancar.
Quando soube que a Y Combinator estava organizando o Startup School com palestrantes tipo Jeff Bezos e Marc Andreessen, Garry viu uma oportunidade de se envolver e contribuir de alguma forma.
Sem combinar nada com ninguém, ele simplesmente apareceu no evento, sentou na primeira fileira e começou a fotografar todos os palestrantes.
Não cobrou nada e não pediu nada em troca.
Depois do evento, foi para casa, editou todas as imagens e postou no Hacker News.
Na manhã seguinte, sua caixa de entrada explodiu com respostas.
O post chamou a atenção de Paul e Jessica Graham, os fundadores da YC. Enquanto Paul e Jessica recebiam inúmeros pedidos de mentoria, Garry se destacou por não pedir nada.
Ele simplesmente quis contribuir como podia.
Um ano depois, Garry aplicou para a Y Combinator com sua startup Posterous e foi aceito no batch de verão de 2008. Paul e Jessica mais tarde reconheceram que seu trabalho voluntário de fotografia teve um papel importante na decisão de aprová-lo.
O Posterous foi eventualmente adquirido pelo Twitter por US$ 20 mi, e Garry se tornou Partner da YC de 2011 a 2015.
Além disso, ele fundou a Initialized Capital em 2012, junto com Alex Ohanian (founder do Reddit) e Harjeet Taggar (outro partner da YC) um fundo de VC early-stage que investiu em 27 unicórnios como Instacart, Coinbase, Cruise e Rippling.
Mais recentemente, em 2022, Paul Graham o procurou com uma oportunidade: se tornar CEO da Y Combinator, assumindo o lugar de Sam Altman
.
Refletindo sobre sua carreira, Garry disse em uma entrevista: “Se você der primeiro, será lembrado quando precisar de ajuda. O que você coloca no mundo voltará para você dez mil vezes mais”.
🥢 3. Computador explicado por Minecraft
Você sabe a definição de computador?
Uma calculadora é um computador? Um celular é um computador? Um ar-condicionado split é um computador?
Um computador é um dispositivo que:
Processa dados
Armazena dados
Recupera dados
Isso significa que uma calculadora de padaria não é um computador.
Uma calculadora com função de guardar resultados e recuperá-los depois é um computador.
Os smartphones são computadores.
E eu não conheço nenhum ar-condicionado (!?) que seja um computador.
Agora que você sabe o que configura um computador, eu te pergunto: você sabe como FUNCIONA um computador?
Não tô perguntando se você sabe o que o CPU, a RAM e o HD fazem. Estou perguntando se você sabe COMO eles fazem o que fazem.
Bem... é complicado pra caceta, mas esse vídeo explica da forma mais fácil possível em 6 minutos.
Isso pode parecer um conteúdo aleatório do OTG, mas perceba que:
Se você entende como LLMs funcionam, você consegue operá-los melhor.
Se você entende como computadores funcionam, você consegue operá-los melhor.
É chegada a hora de entender como funciona um computador.
Pausa rápida para fazer nosso próprio jabá — sim, viramos (ou voltamos a ser) aqueles caras que vendem camiseta pra bancar as despesas.
Se você se amarra em conteúdo startupeiro, agora fazemos roupas pra você assumir isso publicamente.
Clique aqui e veja com seus próprios olhos:
🥢 4. Workshop de AI da StationZero
Aqui na Stationzero, a gente não só faz uma solução de AI. A gente usa AI pra TUDO.
Para você ter uma ideia, o trabalho do meu CTO hoje não é escrever código. É gerenciar os 5 agentes de AI que escrevem código para ele simultaneamente.
São eles que consertam bugs, fazem novas features, testam… (e criam novos bugs hehe)
Quando o pessoal da Linkana (salve Leo e Cidão) soube o que a gente estava fazendo, eles nos obrigaram a fazer um workshop explicando o passo a passo.
O workshop foi em 2 partes.
A primeira parte foi uma introdução de como leigos podem entender o funcionamento das LLMs para usá-las melhor.
A segunda parte foi como orquestrar esse time de agentes usando o Claude Code.
Plot twist: apesar de muito elogiada pela Linkana, o Cahue não gravou a segunda parte para divulgar com você, então se você quer, responde esse email pra eu pressioná-lo.
O link pro vídeo tá aqui.
PS: Eu estava com alergia SINISTRA nesse fim de semana, foi mal pela péssima atuação. Mas se não gravasse esse dia não gravaria nunca mais, então foi assim mesmo
🥢 5. Valorize o cliente que reclama pacas
Quando um cliente reclama de forma grosseira, é uma merda... mas também é bom pra caceta.
Se ele chegou a esse ponto, é porque adora sua solução e está muito frustrado.
Ele é um excelente cliente. É ele quem dá feedbacks para que você melhore.
Os clientes calados, muitas vezes também estão frustrados, mas simplesmente não falam nada. Eles vão acabar saindo silenciosamente, sem te dar a chance de saber como melhorar.
Apesar de não parecer, os clientes silenciosos são mais problemáticos do que os que reclamam e xingam.
Lembre-se do que Sam Walton, fundador do Walmart, falava:
“Sou a pessoa que vai a um restaurante, senta à mesa e espera pacientemente enquanto o garçom faz tudo, menos anotar o meu pedido.
Sou a pessoa que vai a uma loja e espera em silêncio enquanto o atendente termina a conversa particular com o colega antes de receber o meu pagamento.
Sou a pessoa que vai a um posto de gasolina e nunca buzina, mas espera pacientemente enquanto o frentista termina de ler o jornal.
Sou a pessoa que explica a um fornecedor a urgência de receber um determinado produto e não reclama quando ele chega três semanas depois.
Sou realmente o tipo de pessoa que entra em qualquer estabelecimento comercial e parece estar implorando por atenção, por um sorriso, por um favor do funcionário.
E agora você deve estar pensando que sou apenas uma pessoa gentil, calma, tranquila e paciente. Mas você está enganado!
Sabe quem eu sou? Sou o cliente que nunca mais volta.”
Aprenda a se sentir grato pelo cliente que te enche o saco!
PS: Se não entendeu a imagem, leia esse artigo do Wikipedia sobre viés de sobrevivência. É bem curto.
Opa… Você por aqui?
Que tal compartilhar essa edição com aquele amigo que curte startups?










