Tenha menos o que fazer

Sobre a única forma de fazer seu tempo render melhor

Tenha menos o que fazer

Truques de gerenciamento de tempo, life hacks, dicas para dormir, aulas de organização e produtividade. Todos refletem uma obsessão em tentar espremer mais tempo do dia, mas reorganizar suas rotinas diárias para encontrar mais tempo para o trabalho não é o problema. Ter muita coisa para fazer é o problema.

A única maneira de fazer mais coisas é ter menos o que fazer.

Dizer não é a única maneira de recuperar tempo. Não reorganize as coisas para que você possa fazê-las em uma ordem diferente, não coloque um timer para pular de uma coisa para outra. Elimine 7 das 12 coisas e você terá tempo para as 5. Não é gerenciamento de tempo, é eliminação de obrigações. Todo o resto é conversa fiada.

Além do mais, o tempo não é algo que pode ser gerenciado. O tempo passa no mesmo ritmo, não importa como você tente lutar com ele. No que você escolhe gastar é a única coisa que você tem controle.

Peter Drucker disse décadas atrás que "Não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente algo que nem deveria ser feito". Bam!

No Basecamp nos tornamos implacáveis em eliminar trabalho que não precisa ser feito ou trabalho que não queremos fazer.

Por exemplo, no passado costumávamos aceitar pagamento por cartão de crédito e cheque. Os cartões de crédito eram totalmente automatizados, então do nosso lado não levava tempo nenhum para processar. Mas cheques eram enviados pelo correio. O que significava que alguém precisava recebê-los, processá-los, lidar com quantias erradas, vinculá-los corretamente à conta com a qual estavam associados, etc.

Agora, algumas empresas poderiam dizer, "Ei, ok, vamos contratar alguém para fazer esse trabalho específico". Outros poderiam dizer, "Vamos gastar tempo, dinheiro e tecnologia para automatizar ainda mais o processo".

O que dissemos? "Não vamos aceitar mais cheques". Sim, a decisão foi recusar receita e clientes que só poderiam pagar com cheque. Mas não foi realmente uma recusa, foi uma troca. Trocamos um pouco de receita por um pouco de tempo.

Não incentivamos alguém a tirar tempo do seu dia para lidar com o processamento de cheques manual. Em vez disso, eliminamos trabalho que tinha que ser feito ao dizer não - não aos cheques.

Com certeza há dezenas de outras coisas que não precisamos fazer no trabalho. Estamos sempre de olho, sempre à procura para encontrá-las. Não para que possamos riscá-las da lista, mas para que possamos jogá-las fora.

E você, já pensou em algum “não” que te pouparia tempo precioso?

Reply

or to participate.