Promete e Depois Corre Atrás: a versão startupeira do ciclo PDCA
Ian Kraskoff,da Cloud Humans, conta como tentou negociar com a YC, porque pivotou mesmo faturando R$ 1MM/mês e como fez uma gambiarra de R$ 1,5 MM
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Ainda na linha de relançamentos icônicos, trazemos mais um episódio icônico de quando tudo era gravado em live.
Neste episódio, nós recebemos Ian Kraskoff, co-fundador da Cloud Humans, uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) para atendimento ao cliente que automatiza 65% dos tickets de suporte.
Ian, que possui um background em startups como Uber Eats e Loft, detalha a fundação da Cloud Humans, que nasceu com a tese de “destruir o BPO”.
Dentre outros pontos, a conversa explora o momento em que a Cloud Humans fechou três contratos iniciais de R$ 100 mil de GMV antes de ter o produto construído, aplicando a variação do PDCA: “promete e depois corre atrás”.
Também falamos do dilema de quase recusar o convite para a aceleradora Y Combinator (YC) após já ter captado, e por que a Cloud Humans realizou múltiplos pivôs no auge do faturamento (após atingir R$ 1 milhão de ARR/GMV), buscando um modelo de tecnologia mais escalável.
Alguns de nossos aprendizados:
• Captação: a Cloud Humans usou o modelo Safe Stacking e adotou desde o início uma estrutura sandwich para viabilizar o investimento de fundos e anjos internacionais, como a Canary e a YC, que não investem diretamente no Brasil.
• A Força do Network: a comunidade YC mostrou sua força quando a Cloud Humans teve sua plataforma inicial (o CRM russo Bitrix24) derrubada por excesso de uso. Foi através da rede de contatos da YC que conseguiram contato com o founder do Bitrix24 para resolver o problema.
• Distribuição é o Foco: Ian reforça a citação de que “Fundadores de primeira viagem focam no produto. Fundadores mais experientes focam na distribuição”. A estratégia de aquisição da Cloud Humans é o “Inbound led Outbound”: eles geram visibilidade por meio de conteúdos no LinkedIn e uma comunidade sênior de CX para aquecer os leads, garantindo uma conversão melhor do que o cold call puro.
• Product-Market Fit: o PMF, para Ian, é quando “o mercado está tirando o produto de você numa velocidade que você não consegue dar conta”, e os clientes que entram não estão saindo. A Cloud Humans pivotou para IA porque, apesar da boa retenção do produto anterior, a conversão estava baixa (menos de 5%), indicando que o mercado não estava “puxando” o produto.
• Filosofia do Sucesso: a filosofia central da empresa é “se apaixone pelo problema e não pela ideia”, e se apaixonar continuamente pelo cliente. O sucesso, para Ian, é definido como estar “contente consigo mesmo, independente do que esteja rolando”, buscando a tranquilidade interior.
Vai lá assistir ao episódio completo para descobrir como a IA está sendo utilizada para otimizar fluxos de atendimento nas principais empresas do Brasil:
Links do Episódio:
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