- OFF THE GRID
- Posts
- O trabalho é uma loucura!
O trabalho é uma loucura!
Sobre empresas calmas e tempo ininterrupto de trabalho

Você já se pegou respondendo que o trabalho “está uma loucura” quando te perguntam como andam as coisas? Eu já! Para muitos o trabalho ser “uma loucura” é o normal. Mas por que tanta maluquice?
O engraçado é que parece que as pessoas estão trabalhando mais horas, mais cedo ou mais tarde, aos fins de semana e em qualquer momento livre. Ninguém mais consegue fazer o que precisa durante o trabalho. Isso transforma a nossa vida nas migalhas de tempo que sobram do trabalho.
O pior de tudo é que se matar no trabalho, fazer “horas extras” e estar sempre ocupado viraram troféus pra muita gente hoje em dia. Se manter exausto por períodos prolongados de tempo não deveria ser motivo de orgulho, muito pelo contrário — confie em quem já passou por um burnout.
Não é que de repente existe muito mais trabalho para ser feito do que no passado. O problema é que as pessoas praticamente não tem mais tempo dedicado e sem interrupções para fazer seu trabalho. As pessoas estão trabalhando mais e fazendo menos. A conta não fecha — até que você considere a maior parte do tempo sendo gasto com coisas que não importam.
Das 40, 60 ou 80 horas que são esperadas de alguém toda semana no trabalho, quantas são realmente gastas com o trabalho propriamente dito? E quantas são gastas em reuniões, desperdiçadas com distrações ou roubadas por processos e práticas internas ineficientes? Provavelmente a maioria.
O único jeito de se trabalhar menos é ter menos coisas para fazer. Menos coisas não importantes. Menos distrações. Menos “100% do tempo ligado” que induz tanta ansiedade. Mais calma. Mais produtividade.
Caso já tenha tido essa experiência, você já percebeu a quantidade de trabalho que você consegue fazer durante um voo de mais de 4 horas? É impressionante! Não é que o ambiente do avião apresente as condições perfeitas para se trabalhar, é simplesmente pelo fato de você conseguir um bloco de tempo ininterrupto de trabalho.
Parece que o ambiente de trabalho moderno está doente. O caos não deveria ser o estado natural do trabalho. Ansiedade não é um fator determinante do sucesso. Passar o dia inteiro em reuniões não é sinal de que você está tendo progresso. Tudo isso é uma subversão do que é o trabalho de verdade. Não é porque todos fazem desse jeito que é a melhor — ou única — maneira.
Trabalhar na 37signals abriu minha mente para uma nova forma de trabalho. Uma das coisas mais especiais da cultura de trabalho daqui é que a empresa é calma. Mais incrível do que atingir esse resultado é quando você percebe que isso tudo é intencional. A empresa foi projetada para ser dessa forma. Isso quer dizer que há uma saída e outras empresas podem replicar essa maneira de trabalhar.
Eu já tinha lido sobre essas ideias antes, mas senti-las fez toda a diferença. Agora eu entendo como um time de tão poucas pessoas consegue criar produtos e ideias extraordinárias de maneira tão recorrente. Eu entendo porque eu vivo isso, uma empresa calma te permite realizar a melhor versão do seu trabalho, e ainda ter tempo pra ter uma vida fora dele. É assim que eu acredito que o trabalho deve ser.
Se você quer aprender como projetar sua empresa para ser um lugar que promova calma ao invés de estresse, leia o “It doesn’t have to be crazy at work” [disponível em Português aqui], escrito pelos fundadores da 37signals. Tenho certeza que você vai aprender uma coisa ou duas que vão mudar sua forma de enxergar a “loucura do trabalho”.
Reply