O Futuro do Desenvolvimento de Software na era da IA
Guilherme Rodrigues, da Deco e Webdraw, revela os desafios de construir um produto global na era da AI e também fala de sabedoria milenar chinesa e do poder de uma Declaração de Futuro.
Ouça agora no Youtube ou Spotify.
Ainda na linha de relançamentos icônicos, trazemos mais um episódio icônico de quando tudo era gravado em live.
Neste episódio, recebemos Guilherme Rodrigues, co-fundador da Deco e Webdraw.
O Gui é um desenvolvedor e empreendedor carioca que se tornou sócio da VTEX, empresa que realizou IPO na bolsa de Nova York.
Ele nos contou que sua visão de negócios foi profundamente transformada após uma crise pessoal e o uso de High Performance Communication através de declarações de futuro.
Também falamos sobre os desafios de se construir um produto global e como foi o pivot para uma plataforma de AI Apps. O estopim foi o lançamento do Claude Sonnet 3.5 e a tese é que 95% do software não exige mais um desenvolvedor tradicional.
Alguns de nossos aprendizados:
Sem crise de vira-lata: Por que sair da Suécia foi a decisão mais importante da vida de Guilherme, transformando problemas em “condições do jogo”.
O poder da “Declaração de Futuro”: Como a metodologia de High Performance Communication limpou o passado da VTEX, resultando em um IPO muito mais cedo do que o esperado.
Abandonando a vaidade: O insight de que 72% dos fundadores unicórnios venderam empresas menores antes, mudando a estratégia de fundação da Deco.
O jogo do enterprise: Por que Enterprise tem dinheiro, mas não tem tempo, e como a Deco resolveu essa fricção ao se especializar em Professional Services.
O momento mind-blowing da Hering: O teste com Claude Sonnet 3.5 que revelou que 95% do software que precisa ser feito no mundo já não exige mais um desenvolvedor tradicional.
AI e a criação de demanda: A IA não substitui o trabalho humano, mas permite a criação dos 90% de software que antes eram inviáveis devido ao esforço.
“Good luck, back luck, who knows?”: O conceito estoico da parábola chinesa que influencia a visão de mundo do Gui e o respeito pelos “unknown unknowns”. Essa frase se tornou um clássico do OFF THE GRID, e virou até estampa de camiseta na nossa loja.
“Montanha sem topo”: O título do filme de sua vida, que representa que tudo o que realmente vale a pena é um esforço contínuo e que nunca acaba.
Vai lá assistir ao episódio completo e descubra os próximos passos do Gui, incluindo como a Deco se tornou o hub de criação de AI apps que realmente funcionam.
Links do Episódio:
PS: você ainda não está seguindo o nosso novo canal de cortes no YouTube?
Corre lá e já segue a gente pra ficar por dentro dos principais tópicos de cada um dos episódios.


