Livros da 37signals

Sobre aprendizados de quem faz SaaS há 20 anos

Jason Fried e David Heinemeier Hansson (DHH) são figuras ilustres da indústria de tecnologia e trabalham juntos há 20 anos construindo o Basecamp. Uma das coisas mais interessantes da dupla é que durante todo esse tempo sempre foram muito eloquentes e transparentes com suas opiniões e forma de encarar o mundo dos negócios. Você — e nem eu — precisa concordar com tudo que eles dizem o tempo todo, mas seus questionamentos são intrigantes e o sucesso de seus negócios é inegável.

Por isso, sempre gostei de acompanhar tudo o que a dupla produzia como fonte para formar minhas próprias opiniões e consultar pontos de vista diferentes dos óbvios. A maior lista de boas ideias e questionamentos ao longo dos anos acabaram sendo os livros escritos pelos dois e publicados pelo Basecamp ou pela 37signals.

Recentemente tive a experiência de reler todos e decidi listar aqui com comentários e links para quem quiser encontrar as obras com mais facilidade.

Shape Up

Esse é o livro que descreve em detalhes o framework de desenvolvimento de produto criado e utilizado na 37signals desde 2004. O Shape Up é uma alternativa para quem utiliza todas as “boas práticas” de gestão de produto e ainda assim parece que não consegue sair do lugar. Aqui você encontra respostas para situações como: o time de produto e de engenharia não se entendem; os projetos parecem se arrastar Sprint atrás de Sprint e não terminam; é difícil dizer quando algo ficará pronto; tudo parece mais devagar do que já foi um dia. Virou um dos meus favoritos e hoje ajudo times no Brasil a implementarem o framework — inclusive, se quiser ajuda é só me falar.

It Doesn’t Have to Be Crazy at Work

Quantas vezes você já disse que o trabalho “é uma loucura”? Eu já dei essa resposta mais vezes do que gostaria quando me perguntavam como estavam as coisas. O caos não deveria ser o estado natural das coisas no trabalho. Eu sempre pensei isso, mas nunca consegui trabalhar de uma forma diferente nas experiências que tive. Esse livro mostra como construir uma empresa e ambiente de trabalho que promova calma e não o estresse. Trabalhar na 37signals me fez ver que isso é possível. Dentre os livros dessa lista, esse foi o que mais abriu minha mente!

REWORK

Best-seller pelo New York Times, talvez seja a obra mais famosa da dupla. REWORK é uma coletânea de ideias e lições sobre como trabalhar que confrontam muito do senso comum no mundo dos negócios. Foi o primeiro contato que tive com a forma de trabalhar e pensar do Basecamp e hoje vejo que as ideias envelheceram como vinho. Alguns exemplos de lições encontradas no livro: “reuniões são tóxicas”, “currículos são ridículos” ou “contrate bons escritores”.

REMOTE

A 37signals opera de maneira remota desde 2004 e, seguindo o sucesso de REWORK, Jason e David decidiram escrever um livro dedicado a falar sobre trabalho remoto. REMOTE mostra tanto para empregadores quanto para empregados como eles podem trabalhar juntos, remotamente, de qualquer mesa, em qualquer espaço, em qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer lugar. Apesar de ter sido muito interessante na primeira leitura, admito que de todos da lista esse foi o livro que menos me impressionou em revisitar. Acho que muitas das ideias uma vez inovadoras para a época já acabaram virando senso comum atualmente.

Getting Real

O primeiro livro publicado pela 37signals/Basecamp. Publicado pela primeira vez em 2009, Getting Real é um apanhado de ideias e lições rápidas para que se construa uma aplicação web de maneira mais rápida e inteligente. Qualquer pessoa trabalhando em software — incluindo empreendedores, designers, programadores, executivos ou profissionais de marketing — encontrará valor e inspiração neste livro. Esse aqui eu nunca tinha lido antes e fiquei impressionado como até hoje existem tantas pessoas que se beneficiariam de lições tão práticas e diretas.

Imagino que com esse post você já tenha material de leitura de sobra para as próximas semanas. Se eu puder dar mais uma dica é que a maioria dos livros tem o formato de lições isoladas e todas são extremamente práticas. Por isso, minha recomendação é começar pelo tema que você mais poderia se beneficiar no momento da leitura.

Espero que os livros e ideias te tragam novas perspectivas. Boa leitura!

Reply

or to participate.