A montanha-russa de empreender no BR: do PMF à crise depois de captar milhões de dólares
Paulo Monteiro do RespondeAí e Driven contando a real sobre como aprender a empreender na raça, como achar PMF e como o cenário macro pode afetar sua startup
Ouça agora no Youtube ou Spotify.
A partir de hoje resolvemos alternar o lançamento de um episódio novo com um episódio antigo do OFF THE GRID. Percebemos que temos vários episódios publicados como live no YouTube e esses vídeos simplesmente não são distribuídos.
Vamos editar esses vídeos, fazer cortes e publicá-los de novo em nosso canal para que muita gente nova que passou a nos seguir mais recentemente também possa aproveitar tantos ensinamentos e histórias incríveis dos founders que conversamos.
E vamos começar em grande estilo…
Neste episódio, recebemos Paulo Monteiro, co-fundador da Responde Aí e Driven.
Paulinho detalhou a montanha-russa de uma década empreendendo, desde o incômodo com as aulas de engenharia na faculdade até se tornar o principal método de estudo para 4 milhões de estudantes de exatas no Brasil.
Descubra como a plataforma que matava dúvidas da aula de Cálculo cresceu usando táticas de guerrilha que envolviam viagens de ônibus e a distribuição de Tortuguita em universidades.
Mas nem tudo são flores… Paulo abriu o jogo sobre a ascensão e queda da Driven, o bootcamp que foi spin-off do Responde Aí, e como uma combinação letal de fatores macroeconômicos quase colocou tudo a perder.
Não perca os detalhes de negociações milionárias que desmoronaram em um fim de semana e a mentalidade necessária para construir negócios de tecnologia no Brasil.
Alguns de nossos aprendizados:
De ideia a startup: Mesmo sem referências iniciais, Paulinho usou a metodologia de Steve Blank para “sair do prédio”, entrevistar clientes, e transformar a dor de estudar engenharia em um produto de sucesso para alunos.
Dilemas de produto: A história de como o Responde Aí pivotou após descobrir que o produto inicial de “comunidade de dúvidas” não dava dinheiro. O segredo do Product Market Fit foi entender que o aluno não tinha uma dúvida, ele “era a dúvida”, o que levou à criação de um conteúdo super relevante que se espalhou por boca a boca nas faculdades.
Marketing de guerrilha raiz: Os detalhes insanos de como o Responde Aí escalou da UFRJ para o Brasil inteiro, usando a distribuição de Tortuguita para incentivar cadastros e criando um enigma nacional complexíssimo (que envolvia código Morse, binário e camisas da Touts) para gerar buzz entre os estudantes.
Negando $100 mil dólares: O ultimato de 48 horas de um fundador americano para investir $50 a $100 mil na empresa. Saiba o que fez o Paulinho e seu sócio negarem a proposta e porque um de seus mentores os aconselharam a mandar o investidor “sossegar a periquita”.
Blitzscaling da Driven: Como a taxa de juros baixa e a abundância de capital criaram a oportunidade (e a armadilha) para investir milhões na Driven, buscando o status de unicórnio. Paulo detalha a combinação letal que fez o mercado virar e forçou a empresa a demitir 100 pessoas em um ano.
Segredos da sobrevivência: A lição sobre como a regra #1 do empreendedorismo é não morrer. A estabilidade da Responde Aí permitiu que, após a ressaca, a equipe voltasse a ser lucrativa e focasse na próxima grande revolução, utilizando AI para oferecer uma educação verdadeiramente personalizada.
Vai lá assistir ao episódio completo e descubra os próximos passos de Paulo, incluindo o uso do Responde Aí como “laboratório” para o futuro da educação com IA!
Links do Episódio:
[LIVRO] Startup Owner’s Manual
[LIVRO] Blitzscaling
PS: você ainda não está seguindo o nosso novo canal de cortes no YouTube?
Corre lá e já segue a gente pra ficar por dentro dos principais tópicos de cada um dos episódios.


