Custos escondidos

[Getting Real] Hidden Costs

Exponha o custo das novas funcionalidades

Mesmo que uma funcionalidade passe pela fase do "não", ainda é preciso expor seus custos ocultos.

Por exemplo, fique de olho em loops de funcionalidades (ou seja, funcionalidades que levam a mais funcionalidades). Recebemos pedidos para adicionar uma aba de reuniões ao Basecamp. Parece simples o suficiente até você examinar de perto. Pense em todos os diferentes itens que uma aba de reuniões pode exigir: local, horário, sala, pessoas, convites por email, integração com calendários, documentação de suporte, etc. Isso sem mencionar que teríamos que alterar capturas de tela promocionais, páginas de tour, páginas de FAQ/ajuda, os termos de serviço e mais. Antes que se perceba, uma ideia simples pode se transformar em uma grande dor de cabeça.

Para cada nova funcionalidade, você precisa:

  1. Dizer não.

  2. Forçar a funcionalidade a provar seu valor.

  3. Se "não" novamente, terminar aqui. Se "sim", continuar...

  4. Esboçar a(s) tela(s)/UI.

  5. Desenhar a(s) tela(s)/UI.

  6. Programá-la.

7 a 15. Testar, ajustar, testar, ajustar, testar, ajustar, testar, ajustar...

  1. Verificar se o texto de ajuda precisa ser modificado.

  2. Atualizar o tour do produto (se necessário).

  3. Atualizar o texto de marketing (se necessário).

  4. Atualizar os termos de serviço (se necessário).

  5. Verificar se alguma promessa foi quebrada.

  6. Verificar se a estrutura de preços é afetada.

  7. Lançar.

  8. Prender a respiração.

Reply

or to participate.