5 tópicos de Terça #67
Quotes da semana, qualidade, dicas do Ben, fundo da a16z e extensão que estou usando
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).
🥢 1. Quotes da semana
We first make our habits, and then our habits make us.
-John Dryden
**
Evitar a estupidez é mais fácil do que buscar a genialidade.
***
Se um CEO competente pudesse gerenciar a sua vida por um dia, qual seria a primeira coisa que ele eliminaria?
-James Clear
🥢 2. Linear quality
Até pouco tempo atras, usava produtos 100% pensando em sua funcionalidade. Se resolve o que eu quero, está ótimo.
Depois de usar Raycast, Arc e entrevistar o Zeno (founder do Resend), comecei a entender como é bom usar um software que não só é funcional, como é agradável de usar.
Recentemente, lendo o blog do Linear (outra empresa famosa por ter um produto FODA), descobri que eles param um dia por semana para resolver coisas que não estão funcionando PERFEITAMENTE.
Comecei a implementar isso na Scarf depois de ler esse texto. É fácil demais deixar essas coisas passarem. Focar na nova feature ou no bug.
Mas uma experiência FODA é feita nos detalhes.
Produtos como Linear, Superhuman, Raycast, Arc, etc. Não são o que são à toa. Os founders, intencionalmente, são obcecados por deixar tudo perfeito.
O texto mencionado é esse: https://linear.app/now/quality-wednesdays e é must read.
🥢 3. Dicas do Ben Horowitz para encontrar cofounders
Nos últimos dias conversei com algumas pessoas começando startups e outras que queriam empreender. Uma pergunta em comum foi como encontrar o co-founder ideal.
Eu dei minhas dicas, e depois percebi que a maioria delas gira em torno desses 4 princípios do Ben Horowitz que condensam grande partes dos conselhos sobre a busca por um sócio:
1. Não deixe a ansiedade mandar na sua decisão
Evite sair se juntando ao primeiro cofundador que aparecer só para aliviar a ansiedade de começar um negócio sozinho. Horowitz bate na tecla de que deixar a ansiedade decidir é um erro grande e a principal coisa que você deve evitar. Tome mais tempo e tente encontrar o co-founder certo.
2. Coloque o negócio na frente da amizade
Tome cuidado ao montar negócio com seus amigos mais próximos. Ele cita John D. Rockefeller, que uma vez disse: “Descobri que amizades baseadas em negócios são muito mais duradouras e lucrativas do que o negócios baseados em amizades”. Amizade é, na maior parte das vezes, o motivo errado para escolher um cofundador.
3. Seja os Beatles, não os Monkees
No geral, é bem melhor ser os Beatles, que eram um grupo de pessoas que já se conhecia, se respeitava e se juntou de forma natural, do que os Monkees, que eram uma banda que não se conhecia e foi montada pelas gravadoras. Trabalhe com gente que você já conhece há um tempo, que você respeita e com quem sente que dá para jogar no mesmo time por muitos anos.
4. Combine bem as fatias da empresa e quem é o CEO
Esse último ponto tem duas partes:
Participação: Se você não está disposto a dividir a empresa meio a meio na parte de participação, provavelmente é um erro. Divisões 50/50 costumam funcionar melhor do que 90/10 ou 75/20.
CEO declarado: Alguém precisa ser o CEO e ter a palavra final. Horowitz desaconselha investir em empresas que não tenham um CEO claramente definido, porque dividir o comando por falta de acordo sobre quem deve liderar acaba fazendo a empresa inteira sofrer.
PS: A um tempo atrás gravamos um vídeo sobre esse assunto pro canal do OFF THE GRID. Se quiser ouvir nossa opinião sobre o tema, assiste lá.
Pausa rápida para fazer nosso próprio jabá
Sim, viramos (ou voltamos a ser) aqueles caras que vendem camiseta pra bancar as despesas.
Se você se amarra em conteúdo startupeiro, agora fazemos roupas pra você assumir isso publicamente.
Clique aqui e veja com seus próprios olhos, e compra alguma coisa pra apoiar seu podcast e newsletter favorito:
🥢 4. a16z levantou uma tonelada de dinheiro
Falando nele, Ben Horowitz anunciou em um post esses dias que a a16z levantou 15bi USD para seus fundos.
Essa quantidade colossal de dinheiro está dividida em vários fundos como American Dynamism ($1.176B), Apps ($1.7B), Bio + Health ($700M), Infrastructure ($1.7B), Growth ($6.75B) e outros ($3B).
Com isso, a a16z captou quase 1 a cada 5 dólares alocado em Venture Capital nos US em 2025.
Especialistas argumentam que fundos tão grandes quanto esse jamais gerariam retorno para seus LPs.
Os argumentos diziam que eles precisariam de U$ 240 a 480 bi para ter retornos comparáveis com fundos rivais, o que parecia completamente surreal há 10 anos atrás.
Até que, quando se analisa a última década em retrospecto, conseguimos ver um EV de U$ 853 bi (sim, isso é uma quantidade surreal de grana, dava pra comprar 97% da B3).
Hoje, em todos os seus fundos, a a16z é investidora em 10 das 15 startups privadas mais valiosas do mundo: OpenAI, SpaceX, xAI, Databricks, Stripe, Revolut, Waymo, Wiz, SSI e Anduril.
Agora a pergunta que fica é: eles vão conseguir manter o histórico de retornos mesmo com um fundo tão grande?
PS: Se quiser saber mais sobre o assunto, recomendo ler esse artigo da not boring.
🥢 5. Extensão que estou usando
Gestão de aba de browser é um inferno para mim. Ainda mais quando eu tenho que ficar pulando de uma para a outra com frequência... o caminho é sempre puxar as abas para ficarem perto uma da outra para o command tab e command shift tab alternar.
Eis que me recomendaram a extensão Tab Flick.
Quando vc aperta CTRL+Q (esse atalho pode ser configurável), voce alterna entre as abas mais recentes.
Parece bobagem, mas salva um tempo da porra. Além do fato que o design é bonito.
Opa… Você por aqui?
Aproveita que chegou até aqui e compartilha essa news com alguém que você acha que vai curtir:










Quality Wednesdays = muito foda!