5 tópicos de Terça #63
Quotes da semana, camisetas havaianas, landing pages, soundtrack e riqueza
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).
🥢 1. Quotes da semana
Para escapar das críticas, faça nada, diga nada, seja nada.
-Aristóteles
**
Não importa o quão difícil o passado foi. Você sempre pode começar de novo.
-Jack Kornfield
***
Fale de tal forma que os outros amem te ouvir. Ouça de tal forma que os outros amam falar com você.
-Zig Ziglar
🥢 2. As camisetas havaianas de Palmer Luckey
Palmer Luckey é uma figura bem curiosa (e controversa) do mundo startupeiro.
Ele fundou uma empresa de hardware de realidade virtual (VR) da garagem da casa de seus pais enquanto era adolescente.
Em 2014, sua startup Oculus foi adquirida pelo Facebook por 2 bilhões de dólares e serviu como base para grande parte das inovações nesse espaço dentro da empresa. Detalhe, ele tinha 21 anos quando vendeu a empresa.
Anos depois ele, decidiu começar a trabalhar com tecnologia militar e fundou a Anduril, hoje avaliada em mais de $30 bi.
Palmer sempre foi um cara excêntrico: ele tem uma coleção de veículos inusitados (tipo um navio de guerra ou um dos primeiros carros de “Autopia” da Disneyland), gosta de fazer cosplay (alguns bem questionáveis) e de andar descalço pra todo canto.
Dito isso, eu sempre achei que as suas famosas camisetas havaianas eram mais um reflexo desse seu seu traço de personalidade único.
Até que eu ouvi a história real por trás desse estilo todo e fiquei surpreso...
O pai de Luckey era um vendedor de carros usados e trabalhava 6 dias na semana. No seu único dia de folga, ele adorava usar camisetas havaianas estampadas. Como na família Palmer eram 4 irmãos, ele acabava ficando sempre com as camisetas de segunda mão do seu pai.
Segundo ele, enquanto era adolescente ele vivia usando essas camisetas. Durante a faculdade também. Na Oculus, apesar de ter captado dinheiro, ele vivia no escritório e passou muito tempo sem receber salário, então nunca deu muita importância para comprar roupas novas. Resultado: mais alguns anos de camiseta havaianas.
Quando ele finalmente vendeu sua empresa e ficou muito rico, ele resolveu comprar outras roupas. Mas aí as pessoas começaram a falar que o dinheiro mudou ele...
Hoje ele segue usando suas camisetas havaianas com orgulho como forma de lembrar suas origens.
PS: A Anduril até lançou um swag de camiseta havaiana numa pegada militar.
🥢 3. Landing pages do Shopify
Todo ano o Shopify posta os resultados das vendas de Black Friday e Cyber Monday de suas lojas de um jeito diferente. Geralmente é uma landing page criativa.
Esse ano eles se superaram, tanto em números quanto na landing page.
A landing é uma visão em primeira pessoa de um quarto e você consegue interagir com objetos variados para descobrir sobre os números de vendas do fim de semana mais agitado do varejo
O site é repleto de easter eggs, e o highlight é um jogo de pinball interativo que parece fazer homenagem a versão que vinha pré-instalada no Windows XP, mas com temática Shopify.
Quanto aos números, chegaram a bater 48.996 pedidos por minuto, totalizando mais de 5 milhões de dólares POR MINUTO. Isso dá quase 3 bilhões de queries nos bancos de dados por minuto. Um feito de engenharia e tanto! (pra galera do Rails de plantão: podem usar pra esfregar na cara da galera que diz que o framework não escala).
Pra deixar as coisas ainda mais divertidas, eles fizeram uma ativação no famoso Vegas Sphere mostrando as vendas no mundo inteiro em tempo real. Você pode ver o vídeo acessando os arquivos dentro do computador na landing page (ou clicando aqui).
Well played.
Acesse a landing page de BFCM aqui.
PS: Quero ver alguém bater meus 1,143,500 pontos no pinball 😎
PS2: Entre o tempo de escrever e publicar esse texto eles lançaram uma das landing pages mais fodas que já vi (sério, tá absurda essa!) do último product release: The Ren(ai)ssance Edition. Vale muito conferir essa aula de product marketing e aqui
Pausa rápida para fazer nosso próprio jabá
Sim, viramos (ou voltamos a ser) aqueles caras que vendem camiseta pra bancar as despesas.
Se você se amarra em conteúdo startupeiro, agora fazemos roupas pra você assumir isso publicamente.
Clique aqui e veja com seus próprios olhos, e compra alguma coisa pra apoiar seu podcast e newsletter favorito:
🥢 4. Soundtrack para trabalhar
Ei, eu sei que o trabalho está estressante ultimamente. Toma uma soundtrack para deixar sua terceira feira mais produtiva e tranquila:
Se não gostou, tem uma segunda opção:
Se não gostou da segunda opção...
Vai...
Pra...
O próximo tópico :D
🥢 5. O que é riqueza de verdade?
Escrevo isso sem medo de ser repetitivo (já falei isso umas duas vezes aqui antes).
Riqueza = Posses / Vontades
Dá para ser rico tendo pouco. Basta não ter muitas vontades.
Dá para nao ser rico tendo muito. Basta querer mais do que se tem.
Tem 10, mas quer 100? Você é pobre.
Tem 10, mas quer 5? Você é rico.
Tem 10, mas está feliz com 1? Você é muito rico.
Ganhar dinheiro depende de outras pessoas, então é mais difícil. Não está totalmente sob seu controle. É um jogo externo.
Reduzir o que você “precisa” para ser feliz é mais fácil. Está totalmente sob seu controle. É um jogo interno.
Antes eu buscava maneiras de ganhar dinheiro, mas faz anos que não faço isso. Hoje, sigo buscando maneiras de precisar de menos.
PS: Kiyosaki tem uma forma análoga de pensar em riqueza: Rico é quem consegue pagar seus custos fixos com dinheiro oriundo de renda passiva.
PS2: Esse texto é basicamente uma tradução do texto original do Derek Sivers. Vale a pena dar uma fuçada no blog dele e ler mais: https://sive.rs/whn
Opa… Você por aqui?
Aproveita que chegou até aqui e compartilha essa news com alguém que você acha que vai curtir:






