Ficou ruim? Faz o seu!
Opcionalidade = liberdade. Sempre tenha opções
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).
🥢 1. Quote da semana
Reduza o custo do fracasso
Lower the cost of failure
🥢 2. Sobre a importância de opcionalidade
Derek Sivers abre um de seus melhores artigos (na minha opinião) assim:
“Todo sofrimento vem da dependência. Se você não dependesse de renda, de pessoas ou de tecnologia, seria verdadeiramente livre. A única maneira de ser profundamente feliz é romper todas as dependências.”
E o segredo de romper as dependências é sempre ter opções. Quando não temos opções, nos tornamos reféns.
Eu ignorei esse conselho e acabei sofrendo as consequências no meu negócio.
Eu precisava de um help center para a Scarf. Queria algo simples e gratuito, porque o uso era bem simples: hospedar artigos.
TODAS as soluções que eu achava cobravam +- 35 USD/mês.
Já estava desistindo quando achei o https://help.center/, um microsaas de helpcenter com plano gratuito generoso.
Comecei a subir artigos no help.center. Era EXATAMENTE o que eu queria. Subia artigos, mandava os links para clientes que estavam com dúvida e estava conseguindo escalar o atendimento.
Coloquei um link no site para o help center. Ele tinha virado parte da operação.
Até que um cliente me mandou o seguinte print:
Entrei em contato com o suporte deles para dizer que devia ter havido algum engano.
Eles demoraram 2 dias e responderam dizendo que eu tinha violado os termos de uso.
Respondi dizendo que não. Expliquei por que não. Falei o que a gente fazia, mostrei exemplos.
Demoraram mais 2 dias e falaram que iriam analisar.
Enquanto isso, eu tive que tirar o link do site, tive que voltar a dar o suporte um a um.
Foi no décimo dia de espera que eu lembrei do Derek Sivers e percebi que eu tinha virado um refém de um software simples e gratuito... pqp.
Desisti de esperar a boa vontade deles e decidi criar a minha própria opção.
Mandei um email falando basicamente “amigos, não precisa mais gastar tempo com isso... pode deixar banido... tô indo pra um concorrente”.
E comecei a criar o meu. Grazadeus estamos na era de AI.
Com algumas horas, criei o helpcenter com Hugo (gerador de site estático) + TinaCMS (headless cms integrado com hugo) + Github + Cloudflare Pages.
Dois dias depois do meu último email, recebi uma resposta dizendo que tinham me desbanido.
Me lembrei do Seu Jorge.
Opcionalidade = liberdade.
Resumo da ópera:
1- Sempre tenha opções!
2- Mesmo que não tenha, demonstre ter e terá mais poder de barganha.
PS: O helpcenter do help.center é https://scarf.help.center e o que eu fiz é o https://ajuda.scarf.club. Qual você achou mais legal?
🥢 3. Momentos fuck this da história
Me animei com o tópico anterior e decidi trazer momentos históricos que alguém falou (ou pensou) “fuck this, vou fazer do meu jeito” e mudaram o mundo.
Apple
Steve Wozniak trabalhava na HP e tentou convencê-los a produzir seu computador pessoal. A HP dizia que ninguém precisava de um pc em casa. Jobs e Woz decidiram criar um eles mesmos.
Bitcoin
Satoshi Nakamoto via a crise de 2008 e o sistema bancário que originou a crise sendo salvo por governos. Decidiu criar o seu próprio dinheiro.
Space X
Elon Musk queria financiar projetos espaciais, mas a NASA e as agências russas cobravam fortunas e diziam que não dava pra fazer barato. “Ah é?”...
Valve (Steam
Gabe Newell era engenheiro na Microsoft, milionário com as ações de Windows, mas odiava como os jogos eram controlados pelas publishers. Queria lançar Half-Life do jeito dele, sem depender de ninguém. Saiu e fundou a Valve — depois criou o Steam, que acabou dominando todo o mercado que ele odiava.
Lamborghini
Ferruccio Lamborghini era dono de uma fábrica de tratores e tinha uma Ferrari. A embreagem vivia quebrando, então mandou uma carta com sugestões e boas práticas que tinha do business de tratores. Enzo Ferrari respondeu “Você entende de tratores. Deixe os carros comigo”. O resto é história
Dyson
James Dyson se emputecia que os sacos de aspiradores entupiam e ninguém resolvia esse problema. Mandou ideias pras grandes fabricantes e todas recusaram. Decidiu criar a empresa dele e fazer um aspirador sem saco.
Igreja protestante
Essa aqui todos se lembram das aulas de história. Martinho Lutero tava puto da vida com a Igreja católica. Escreveu 95 pontos dos quais ele discordava, pregou na porta da igreja do castelo de Wittenberg e foi criar a reforma protestante..
Pausa rápida para fazer nosso próprio jabá — sim, viramos aqueles caras que vendem camiseta pra bancar as despesas.
Se você se amarra em conteúdo startupeiro, agora fazemos roupas pra você assumir isso publicamente.
Clique aqui e veja com seus próprios olhos:
🥢4. Crescer com budget zero
Semana passada o pessoal da CloudHumans (OFF THE GRID #13) organizou um evento bem legal no escritório da Bliss, em São Paulo, chamado crescimento com budget zero..
Vários founders se juntaram pra ouvir como startups estão usando AI no dia a dia para crescerem suas operações. Mandando a real e sem muita firula.
Da conversa, anotei algumas coisas legais que cada founder falou:
CloudHumans: “Construímos uma ferramenta interna de teste a/b pra testar muita coisa, inclusive diferentes modelos”. A conclusão é de que nem sempre o modelo que aparece melhor nos benchmarks gera os melhores resultados no dia a dia para os clientes.
Alude: “Nem tudo se resolve com LLM”. Compartilharam um case maneiro de enriquecimento de base e reaproveitamento de leads pra acionar com comercial usando AI “tradicional” (leia-se machine learning). Gerou um aumento de 5% a 10% na adição de receita mensal.
Bliss: “Nem tudo do agent precisa ser determinístico. Nem tudo precisa de RAG.”. Contaram sobre como passaram muito tempo tentando usar RAG em uma base de dados estruturada e no fim era muito deixar Agent definir quais seriam os parâmetros e depois rodar uma query SQL em cima da base original.
Getdemo: “As vezes a gente tem que esperar a tecnologia chegar lá”. Contaram sobre como construíram um avatar virtual dos clientes para fazer demos em escala. O avatar funcionava bem em conteúdo mas dava “umas bugadas” na aparência que os clientes achavam ruim. No fim decidiram reaproveitar a parte do conteúdo como chat e esperar a tech ficar melhor e voltar a olhar pra isso daqui a 6 meses.
Lia: “O futuro já está aqui, só tá mal distribuído”. Quando questionados sobre o medo da OpenAI ou outro player grande entrar no mesmo mercado, falaram sobre como só quem tá dentro da operação saber a diferença dos produtos e o motivo real que faz os clientes pagarem. As startups ainda tem muitas vantagens.
Quer saber mais? Confere a cobertura que o Ian tá fazendo lá no Linkedin dele.
🥢 5. Quote da semana, o retorno
Como a newsletter dessa semana ficou GIGANTESCA, resolvi mandar outra quote pedrada aqui do Jensen Huang, o GOAT, com o melhor conselho de carreira que ele recebeu.
Esse é o melhor conselho de carreira que posso dar a você. Na maioria das vezes, espero que as coisas venham até mim. Raramente fico correndo atrás das coisas. Não uso relógio. Estou focado no agora. Estou aproveitando meu trabalho. Sou o CEO de tecnologia há mais tempo em atividade no mundo... Dedique-se a aprender o tempo todo, fazer o melhor trabalho possível e deixar tudo em campo. Quando vou dormir estou exausto, e fico feliz com meu dia porque fiz tudo que podia... Você vai se surpreender. Não sou nada ambicioso. Não aspiro fazer mais. Aspiro fazer melhor o que estou fazendo atualmente. Não estou buscando mais. Espero que o mundo venha até mim.
- Jensen Huang
“That’s the best career advice I can give you. Most of the time I wait for things to come to me. I’m rarely chasing things. I don’t have a watch. I’m focused on now. I’m enjoying my job. I’m the longest-running tech CEO in the world... Dedicate yourself to learning all the time, doing the best possible work you can, and leave everything on the field. By the time I go to bed I’m exhausted, and I’m happy about my day because I did everything I could... You’ll be surprised. I’m not at all ambitious. I don’t aspire to do more. I aspire to do better at what I’m currently doing. I’m not reaching for more. I wait for the world to come to me.”
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