5 Tópicos de Terça #52 [edição de 1 ano!]
5 ideias que seus founders favoritos aprenderam esse ano e vocês mais gostaram
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).
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Edição especial de 1 ano 🥳
Para celebrar o primeiro ano que começamos a escrever essa newsletter, decidimos fazer uma edição especial com os 5 tópicos das edições mais bem avaliadas no ano que passou.
🥢 1. O growth hack que cresceu mais que a empresa
A maioria dos empreendedores nunca ouviu falar dele, mas eu amo essa história.
Mikael Cho só tinha mais 3 meses de runway na sua startup chamada Crew e não conseguia clientes. Refazendo o site da empresa, ele percebeu que as stock photos que existiam na época eram ruins e caras.
Então ele contratou um fotógrafo para tirar umas fotos, usou uma e ficou com várias fotos bonitas sem uso.
Ai veio uma idéia: “Por que não jogamos essas fotos de graça na internet? Mais gente deve ter o mesmo problema. E quem sabe isso traz algum tráfego pro nosso site...”
Com $19, comprou um tema no tumblr, terminou o site em uma tarde e postou no Hacker News com o título: “Unsplash: 10 fotos grátis em alta resolução a cada 10 dias.”
O resto é história.
Unplash cresceu e se tornou um dos maiores e melhores sites de stock photos do mundo, até ser comprado pelo Getty Images.
Moral da história: sempre tem uma estratégia criativa de baixo custo para alavancar o seu negócio. Ao invés de reclamar que o Cac tá alto, porque não vai pensar nela agora?
PS: Para ler a história completa, leia o post do próprio Mikael Cho em seu blog.
🥢 2. Multi armed bandit
Você conhece o problema do “Multi Armed Bandit”?
Permita-me explicar rapidamente.
Pense que você está num cassino de frente pra várias slot-machines.
Cada uma tem um tem uma probabilidade de ganhos diferentes, mas você não sabe qual a probabilidade de nenhuma.
Como você faz para ganhar o máximo de dinheiro com o menor número de tentativas?
Pronto. Esse é o problema do Multi Armed Bandit.
Existem vários algoritmos para esse problema e cada uma tem seus pros e contras, mas todas se baseiam num mix de “explore” e “exploit”, ou seja: tem a hora de procurar a melhor slot-machine e tem a hora de se ater a uma.
A vida é um Multi Armed Bandit problem.
A gente está sempre tomando decisões em cenários de incerteza, misturando “exploration” (testar algo novo) e “exploitation” (apostar no que já sabemos que funciona).
Lembre-se que nao tomar decisões também é uma decisão.
Ao não “explore”, você está escolhendo “exploit”.
Ainda tá pouco tangível? Pense nesses tipos de decisões que você precisa/precisou tomar:
Qual faculdade cursar? Experimentar cursos novos ou ir no que você mais gosta hoje?
Viajar para onde nas Férias? Experimentar destinos diferentes ou ir no que você já gosta?
Qual restaurante ir? Experimentar novos? Ir no que ja gosta?
Esportes? Quando você decide testar um esporte novo?
Estilo pessoal?
Rotinas de bem-estar?
Ferramentas de trabalho?
Com quem vou me casar?
Essa semana li um texto que me abriu o olho para como a vida funciona. Espero que ele traga a mesma mudança na sua vida que trouxe para a minha:
Faça um esforço para ler. Eu sei que é longo, mas tem potencial de muita mudança.
🥢 3. Paradoxo do feedback
Henry Ford já disse que se tivesse perguntado para as pessoas o que elas queriam a resposta seria “cavalos mais rápidos” e não carros.
Steve Jobs disse que os clientes não sabem o que querem até que você mostre para eles.
Por essas e outras, times de produto vivem no paradoxo do feedback.
Construa o que seus cliente te pedirem e corra o risco de ser medíocre. Ignore o feedback de seus usuários e corra o risco de ser irrelevante.
Os produtos mais inovadores do mundo não surgiram a partir de feedbacks explícitos. Mas sim de visão e intuição.
Por outro lado, o cemitério the startups falidas está repleto de produtos visionários que ninguém queria.
O approach do Linear para essa questão é interessante: feedbacks dos clientes servem como um “amolador” de intuição.
A magia está na interpretação. Em ler as entrelinhas. Ouvir o que não foi dito.
Os usuários raramente articulam seus problemas de maneira direta, eles descrevem seus sintomas. O trabalho do time de produto, assim como um médico, é ouvir os sintomas e não o auto-diagnóstico de seus pacientes.
🥢 4. The journey of man
Dá uma olhada nessa infográfico que o Shaan Puri fez. Gaste um tempinho olhando e refletindo antes de continuar lendo.
Você é um “man/woman with job”?
É isso que você quer?
Uma das melhores sensações que existe na vida é aquela descrição de “Man makes art”: “No longer creating things for future payoff. Doing things because he enjoys doing them. The work is win.”
Não é da boca pra fora.
O próprio OFF THE GRID é isso para mim. Eu estou escrevendo esse texto as 11:32 de um sábado ensolarado no Rio de Janeiro.
Eu estou fazendo isso ao invés de estar na a praia.
E olha que sou VICIADO em praia.
O motivo é que eu simplesmente estou apaixonado por fazer isso aqui.
Espero que você consiga encontrar algo na vida que te deixe assim.
Hoje eu entendo que tem gente que está feliz em simplesmente ser “man with job”, mas eu luto contra isso.
O propósito do OFF THE GRID é conseguir ajudar as pessoas a chegarem na caixinha “MAN MAKES ART”. (seria muita pretenção falar que é a “Man makes history”?)
PS: Escrevi esse texto depois de já voltar de uma praia matinal e antes de voltar para a praia a tarde (hehehe).
🥢 5. As histórias dos seus founders favoritos
E pra fechar, uma das coisas mais legais que fizemos nesse ano escrevendo foi documentar as trajetórias empreendedoras de nossas primeiras startups.
Passamos muitas horas durante várias semanas escrevendo e revivendo momentos épicos, felizes e tristes da montanha russa que é empreender.
Recebemos vários feedbacks surpreendentes de quem leu tipo “não achei que você iria contar tudo com tantos detalhes assim”, “te conheço há anos e não sabia de metade dessas histórias” ou ainda “nossa, você já se fudeu muito na vida, né?”.
Se você tá procurando um conteúdo diferente sobre startups, vai lá ler as histórias do Real Valor e da Touts. Te garanto que você não vai se arrepender.
Confere aqui:
PS: Quem sabe no próximo ano elas não viram livros?
🥢💎 EXTRA: Sorte batendo na sua porta
O OFF THE GRID nasceu como um side project e em um ano virou um dos maiores podcasts/newsletters de startups do Brasil.
Agora chegou a hora de subir o nível.
Estamos procurando alguém para assumir um papel chave:
👉 Editar nossos episódios.
👉 Transformar conversas com os maiores founders do país em cortes virais.
👉 Estar no dia a dia com a gente, pensando e executando a estratégia da empresa.
Mas deixa eu ser claro: não é vaga de freelancer.
É vaga de sócio.
Salário + participação. Skin in the game de verdade.
Se você é (ou conhece) essa pessoa, dá um jeito de mandar mensagem pra gente agora.
Essa oportunidade é única e não vai ficar aberta por muito tempo.
PS: Já ouviu o último episódio do OFF THE GRID? Confere aqui.
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