5 Tópicos de Terça #49
5 ideias mais interessantes que seus founders favoritos aprenderam essa semana
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).
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🥢 1. Os 13 mandamentos de startups
Não vou mentir. As vezes me sinto o Latino das startups.
Eu pego conteúdos fodas lá de fora, traduzo e trago para o Brasil.
É uma versão em texto startupeiro de "Festa no Apê".
Dito isso, segue a "Festa no Apê" dessa semana.
Esses são os 13 mandamentos para fazer uma startup e não enlouquecer no processo:
Escolha bons cofundadores.
Lance rápido.
Deixe sua ideia evoluir.
Entenda seus usuários.
É melhor fazer alguns usuários te amarem do que muitos ficarem indiferentes.
Ofereça um atendimento ao cliente surpreendentemente bom.
Você produz aquilo que mede.
Gaste pouco.
Torne-se lucrativo com recursos mínimos.
Evite distrações.
Não se desmoralize.
Não desista.
Negócios podem não dar certo.
O texto original é um must read porque ele destrincha o motivo pelo qual cada um desses mandamentos é importante. Recomendo a leitura original do texto do Paul Graham aqui: https://paulgraham.com/13sentences.html
🥢 2. Pricing na era da AI
Já falamos algumas vezes aqui sobre pricing para AI, mas permita-me voltar no tema uma vez que o mundo de software está mudando como nunca bem diante de nossos olhos e estamos todos aprendendo juntos.
Parece que há um consenso de que as empresas de AI estão caminhando para um modelo outcome-based. Todo mundo queria chegar era no modelo "pague pelo sucesso", mas essa ainda não é realidade para a maioria das startups.
A verdade é que a maioria das startups de AI estão sofrendo com pricing. Isso acontece porque os playbooks antigos simplesmente não funcionam mais, e um novo padrão de pricing está emergindo.
Pela primeira vez na era do software os custos marginais de se adicionar um novo cliente não são praticamente nulos. O que implica que acertar no pricing é mais importante do que nunca para se ter unit economics saudáveis.
Para alívio de muitos founders, a indústria está caminhando na direção de cobranças por uso, baseada em créditos ou tokens.
Esse tipo de pricing é muito criticado por não ser amigável para o cliente final, que tem que ficar fazendo conta para entender quanto vai pagar em cada ciclo de cobrança. Mas por outro lado tem um ótimo alinhamento entre vendedor e comprador, além de aliviar a estruturar de custo das startups.
Grandes players como Lovable, Hubspot, Salesforce cobrando dessa forma ajudam a definir o que vai ser o padrão de modelo de cobrança da nova era. E as startups podem só seguir o bonde.
PS: Quer saber mais? Recomendo ler esse texto do Kyler Poyar e esse artigo da NFX sobre o assunto.
🥢 3. Small teams make big things
A gente sempre fala sobre escalar. Sobre crescer receitas sem crescer custos.
Softwares permitem isso.
Depois que você faz um SaaS, o trabalho de vender para 1 ou 100 clientes é basicamente o mesmo.
Mas tem uma coisa que ninguém fala.
Seres humanos NÃO escalam. A comunicação muito menos. Cada nova pessoa que você adiciona à sua equipe escala a complexidade na comunicação. E isso faz o custo explodir de uma forma silenciosa:
Atrasos.
Principalmente quando o assunto é construir algo, mais gente tende a fazer o projeto demorar mais.
"Small teams make big things"
Quando nós estamos em startups com times pequenos, é natural olhar para startups capitalizadas que crescem o time com certa inveja.
"Queria ter mais desenvolvedores, mais designers, mais gerentes, mais vendedores...""
Enquanto isso, ignoramos a magia dos times pequenos.
Os times pequenos simplesmente fazem. Não ficam debatendo direção, não precisam de roadmap gigante. Sentam, constroem, testam se ficou bom.
Se ainda não te convenci, olha uma lista de projetos gigantes que foram feitos com equipes pequenas:
Instagram foi vendido por 1bi usd com 13 pessoas
Youtube foi vendido por 1,65bi usd com 65 pessoas
Whatsapp foi vendido por 19bi usd com 55 pessoas
O transistor foi inventado por equipe de 3 cientistas
O Apple 2 foi construído por 2 pessoas
O Google Chrome foi feito num projeto com 10-20 engenheiros
Onlyfans foi criado por 3 pessoas.
E a lista continua. Waze, Minecraft, Telefone, Celular, Carro, Motor a combustão, o avião U2, etc etc etc..
Não me entenda mal. Existe um momento em que a empresa precisa (ou não...) crescer o time para escalar. Mas quando é momento de CRIAR, prefira times pequenos.
PS: Esse texto foi inspirado nesse texto que o Lucas fez há um tempo aqui e nesse corte do DHH no Lex Fridman.
🥢 4. Claude Code faz $500M de ARR em semanas
A Anthropic captou um series F de U$13 bi avaliando a empresa em U$183 bi. Até aí meio que tudo bem.
O impressionante é que os dados da rodada revelaram um dado mais impressionante ainda:
Aparentemente o Claude Code é o produto mais rápido da história a fazer U$500M de ARR (WTF!) em cerca de 10 semanas.
E a essa altura esse tipo de gráfico já ficou completamente banalizado.
Loucura!
🥢 5. Quote da semana
Pessimists sound smart. Optimists make money.
- Nat Friedman
"Os pessimistas soam inteligentes. Os otimistas ganham dinheiro."
PS: Já ouviu o último episódio do OFF THE GRID? Confere aqui.
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