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5 Tópicos de Terça #45
5 ideias mais interessantes que seus founders favoritos aprenderam essa semana
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).
Os 5 Tópicos de Terça é um oferecimento
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🥢 1. Quando Yahoo fez sexo com um gorila

Todo mundo sabe que o Yahoo teve três oportunidades de comprar o Google, não fez e depois perdeu o posto de maior buscador do mundo.
Mas o que pouca gente sabe é como o Yahoo virou o maior buscador.
E a historia mais legal disso é como eles captaram com o Masayoshi San, do Softbank.
Se vc não conhece o Masa, aqui uns investimentos que ele fez:
Uber: 9,3 bi USD em 2018
WeWork: 10 bi USD
DoorDash: 680 mi USD
Rappi: 1 bi USD
Sem contar que o Softbank foi meio que o motivo de muitas startups brasileiras virarem unicórnios: foi ele que fez o investimento que fez o valuation passar de 1 bi de dólares:
Nubank, 99, Quinto Andar, Loggi, Gympass, MadeiraMadeira, Mercado Bitcoin, VTEX...
Bem... acho que até acabei me estendendo demais tentando explicar quem é Masayoshi San
Enfim...
Em 1995, os founders do Yahoo estavam buscando dinheiro pra crescer. Queriam 5 mi USD e foram falar com Masayoshi San, que na época ainda não era essa lenda que é hoje.
Depois de fazerem o pitch, Masa diz: "Ok. vou investir 100 milhões em voces".
"Mas a gente não precisa de 100 milhões. Nosso planejamento é para 5 milhões".
"Todo mundo precisa de 100 milhões."
"Quem sao seus 2 principais concorrentes?"
"Lycos e Excite".
"Seguinte: se você não aceitar os 100 milhões, eu vou oferecer esse dinheiro a eles. Você não vai conseguir competir com eles. Tem certeza que não vai querer os 100 milhões?"
E foi assim que Yahoo captou a sua primeira rodada de investimento.
No mercado financeiro sempre se faz essa pergunta:
"Sabe como você faz sexo com um gorila?"
Do jeito que ele quiser. Ele é um fucking gorila.
Masayoshi foi o Gorila nesse caso.
🥢 2. Casos de startup: Porque Google chama Google

Por falar em buscador…
Dois estudantes de Stanford criaram um algoritmo inovador capaz de organizar a infinidade de paginas da internet. E ainda monetizar em cima.
Mas qualquer empreendedor sabe que essa é a parte "fácil".
Difícil é achar um nome FODA que simbolize o que você está fazendo, tenha sonoridade boa, poucas letras, tenha o domínio disponível, seja fácil de falar em todos os idiomas.
Enquanto procuravam ideias que conversassem com a escala do projeto de organizar todas as páginas da internet, descobriram que o numero 10ˆ100 (10 seguido de 100 zeros) tinha um nome próprio.
Ele se chamava Googol.
Perfeito. Ambicioso. Matemático. Nerd.
Larry Page e Sergey Brin decidiram batizar a empresa com esse nome.
Empresa essa, que seria capaz de rankear até um Googol de páginas.
So que eles achavam que Googol escrevia-se "Google".
Registraram a empresa com um typo.
E esse typo virou palavra, e até verbo, em vários idiomas.
"Google it"
"Dá um Google"
"¡Hermanito, googlea esto!" (esse eu inventei mesmo)
Agora você sabe porque Google se chama Google. OFF THE GRID é cultura!
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