5 Tópicos de Terça #41
5 ideias mais interessantes que seus founders favoritos aprenderam essa semana
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).
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Nesse vídeo falamos sobre os livros que mais influenciaram nossa jornada empreendedora e nossas vidas.
🥢 1. Casos de startup: O growth hack antes do growth hack

O termo GROWTH HACK foi cunhado em 2011 pelo Sean Elis. Só que essa ideia já é antiga para caramba.
Senta que lá vem história…
O produto mais rentável de qualquer banco é crédito.
O banco te empresta dinheiro e você paga mais dinheiro no futuro. Sensacional. "Easy money".
Mas como distribuir esse produto de forma mais escalável?
Em 1958, o Bank of America teve uma ideia genial.
Ele criou um mecanismo que dá crédito gratuito por 30 dias para todos os seus clientes, como se fosse um free trial.
Os clientes que quiserem ter esse crédito por mais tempo, acabam pagando no final.
Estamos falando basicamente de um modelo FREEMIUM para crédito bancário.
Essa estratégia deu certo para caceta (depois de alguns contratempos).
Sabe que produto é esse?
O cartão de crédito. Ele nada mais é do que um veículo para entregar crédito ao máximo de clientes possível.
O produto crédito já existia, assim como o produto cartão de débito.
O Bank of America juntou os dois em um produto novo para conseguir inverter a lógica do crédito:
Agora, ao invés do cliente ter que ir no banco buscar crédito, o Banco dava crédito para todos. Quem ficasse com ele por mais de 30 dias, pagava. Quem não, paciência...
O cartão de crédito foi um growth hack para aumentar a distribuição do produto "crédito".
Esse negócio deu tão certo que depois o Bank of America "spinoffou" essa operação, se aliando a outros bancos, e criou a VISA.
Inclusive, eu arriscaria dizer que você não sabe:
O que a VISA faz
Quem é o fundador da VISA
Onde é a sede
Sendo que é a 15a maior empresa do mundo.
Responde esse email se você tem curiosidade para saber mais sobre a VISA.
🥢 2. Free game

Pra mim, Virgil Abloh foi um das maiores mentes criativas da nossa geração.
Virgil foi um arquiteto, designer e criativo que simplesmente mudou o jogo da moda sendo um completo outsider e filho de imigrantes de Ghana.
Ele criou a Off-White e virou diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton sendo o primeiro não-europeu e primeiro negro a ocupar esse cargo.
O cara construiu sua marca do zero comprando roupas de brechó, customizando e revendendo pra galera cool de Chicago.
Nessa ele esbarrou no talento emergente do Rap chamado Kanye West e se tornou seu diretor criativo no começo de carreira. Além de ajudar com o figurino, Virgil desenhou várias capas de álbuns do Kanye e criou o conceito do palco de vários de seus shows.
Junto com Kanye, ele entrou pra moda e logo começou a fazer collabs lendárias com marcas como Nike, IKEA e Rimowa, fazendo sua marca Off-White virar uma powerhouse da moda sendo adquirida pelo grupo LVMH.
Dizem que ele foi um dos responsáveis por fazer os Air Jordans ficarem hypados de novo.
Infelizmente, Virgil morreu cedo demais aos 41 anos de idade de um câncer raro chamado angiossarcoma cardíaco.
Mesmo já tendo sido diagnosticado com a doença, ele optou por manter sigilo e continuar trabalhando até seus últimos dias de vida.
Antes de partir, Virgil construiu uma fundação para perpetuar seu legado. Além disso, ele criou um projeto chamado FREE GAME.
FREE GAME é basicamente um FAQ público respondendo as perguntas que ele mais recebeu ao longo da carreira com o propósito de ajudar quem quer montar uma marca.
Se você está passando por isso, sonha em criar uma marca ou simplesmente é curioso, vale a pena conferir: https://virgilabloh.com/free-game/
🥢 3. Como é a cultura Netflix

Pessoas fora de série com autonomia criam empresas inovadoras.
Empresas inovadoras crescem e criam procedimentos engessados
Pessoas fora de série saem de empresas com procedimentos engessados porque não têm mais autonomia
Empresas deixam de ser inovadoras porque não tem mais pessoas fora de série.
Esse é o roteiro padrão de startups (se você der tempo suficiente).
Isso explica como empresas tão dominantes conseguem ser ultrapassadas.
Yahoo era o Google de sua época.
Intel era líder de chips.
Nokia era líder de vendas de celulares.
ICQ era o WhatsApp de sua época.
O Netflix tem um approach FODA para tentar manter pessoas fora de série dentro da empresa, para continuar sendo inovadora
É possível ver isso de perto no powerpoint de cultura deles. O PPT tem 125 página e eu sei que isso dá móoo preguiça... Mas recomendo. É bom pra caceta.
Mas, como eu sou gente boa, vou dar os highlights (pelo menos para mim):
Manter no time só quem é SINISTRO
Sempre se perguntar: "Se essa pessoa falasse que queria sair, eu lutaria pra mantê-la?" Se a resposta for não, demita-a (com uma boa recisão para aquela pessoa) para abrir espaço no time para outliers.
Pague mais para manter os melhores
Um desenvolvedor fora de série é capaz de entregar 100x o que um desenvolvedor mais ou menos. Se você pagar 10x mais nesse desenvolvedor, ainda tá barato. Então foca nessas pessoas.
Menos processos
O jeito comum de evitar o caos que vem com o crescimento é criar processos engessados. No Netflix, eles miram em crescer a densidade de talento mais rápido do que a complexidade da empresa. Dessa forma, muitos processos não são necessários.
Processos bons x Processos ruins
Um bom processo ajuda pessoas talentosas a entregar mais. Um processo ruim tenta previnir erros.
Tá... chega. Se quiser saber mais, vai ler o ppt. Ou o livro "A Regra é não ter regras", que conta mais sobre a empresa.
PS: Coloquei a versão em ESPANHOL do ppt na imagem só pra te deixar pensando "wtf?"
🥢 4. Qual é a sua desculpa?

Você já ouviu falar da Silkroad?
Silkroad foi uma espécie de MercadoLivre de drogas na dark web que fez bastante sucesso de 2011 até 2013, quando o fundador foi preso.
Não estou aqui para fazer nenhuma apologia à droga, mas a história do Ross Ulbricht me chamou a atenção em relação a algumas coisas:
Ele não sabia programar a linguagem para fazer o site. Comprou um livro sobre programação PHP e aprendeu.
Ele tocou o projeto sozinho, afinal, não podia abrir o jogo sobre o que estava fazendo com ninguém (ele tirava algumas dúvidas com um amigo).
Ele criou um marketplace sem ter investidores.
Não captou dinheiro. Não sabia a linguagem de programação. Não tinha funcionário.
E conseguiu criar um marketplace clandestino que movimentava dezenas de milhões de dólares por ano.
Não estou aqui para exaltar quem faz uma Amazon dos entorpecentes.
Estou aqui pra te falar que mesmo com todas essas dificuldades, ele fez.
Qual é a sua desculpa para não tirar do papel a sua ideia?
🥢 5. Quote de semana

Swim in your lane.
Every second you spend looking at a person in another lane comes at the cost of your progress.
Focus on yourself.
“Nade na sua própria raia.
Cada segundo que você passa olhando para a pessoa na outra raia custa o seu próprio progresso.
Foque em você.”
Li essa quote esses dias e me lembrei da foto icônica do Chad Le Clos vs Michael Phelps na final dos 200m borboleta nas olimpíadas do Rio em 2016.
Spoiler: o Phelps venceu.
PS: Acabei de lançar uma demo da nova versão da StationZero. Se você faz gestão de tráfego ou trabalha em uma agência e quer conhecer “o Lovable do tráfego pago”, confere aqui.
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