5 Tópicos de Terça #38
5 ideias mais interessantes que seus founders favoritos aprenderam essa semana
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).
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StationZero está ajudando gestores de e-commerce e agências de tráfego pago a saírem do passado. A startup está construindo Agentes de Inteligência Artificial que aumentam a performance de campanhas e anúncios. Confere aqui, e se for experimentar fala que viu no OFF THE GRID.
🥢 1. Sobre a importância de Time to Value (TTV)

O time to value é o tempo até um novo cliente começar a extrair valor do seu produto ou serviço.
Ele depende de muita coisa.
O TTV de um LLM como ChatGPT é quase 0. Você entra, escreve uma prompt e já consegue extrair valor.
O TTV de um produto enterprise pode ser da ordem de meses.
Mas uma coisa é fato: diminuir o TTV faz uma diferença COLOSSAL em qualquer business.
Olha o exemplo:
Digamos que um novo cliente de um produto XPTO demore 6 dias até ver o verdadeiro valor do produto. No momento que ele enxerga esse valor, ele chama um amigo para usar também.
Esse amigo segue o mesmo fluxo. Depois de 6 dias, chama outro.
No fim de 30 dias, 32 novos clientes chegaram por causa do cliente inicial.
Se essa empresa conseguir cortar o TTV de 6 para 3 dias, quantos novos clientes você acredita que ela vai ter conseguido trazer nesse mês?
PS: A resposta está no fim da news.
🥢 2. Casos de startup Real Valor x Kinv(o)

Em 2018, eu tocava uma startup bootstrappada: um app de acompanhamento de investimentos chamado Real Valor
Como a gente não tinha muito caixa e nem um modelo de receita, cada usuário precisava vir barato.
A gente fazia de tudo:
SEO
ASO (versão do SEO pra App Store)
Funcionalidades virais tipo “Spotify Wrapped” do portfólio
Tudo no amor e no crescimento orgânico.
Até que Nosso maior concorrente (Kinvo) recebeu investimento do maior influenciador de finanças do Brasil: Thiago Nigro.
O Primo Rico começou a mostrar o portfólio dele semanalmente usando esse app.
Em pouco tempo eles ficaram maiores que a gente em base de usuários.
A gente não sabia o que fazer até que eu vi uma palestra do Rodrigo Dantas (Vindi) sobre Marketing de Guerrilha:
Ele contou que comprou dezenas de domínios relacionados a pagamentos só pra evitar que os concorrentes chegassem perto.
Saí de lá com uma idéia: e se eu comprar domínios parecidos com kinvo?
Fiquei um bom tempo pesquisando domínios disponíveis que fariam sentido e no fim só achei um. Mas esse um era bem bom:
kinv.com.br
Só faltava um "o" no final.
A minha hipótese era: deve ter gente que digita errado o site.
Decidi comprar o domínio e redirecionei para uma página com o título
“7 motivos pra sair do Kinvo e vir pro Real Valor agora.”
Eu criei um copy explicando porque o Real Valor era melhor do que o Kinvo e no fim fazia um convite para baixar o app e testar
Resultado?
A gente chegou a fazer 1.000 downloads por mês só com esse domínio.
Só que ai veio o plot twist
O Real Valor foi comprado pela Empiricus
O Kinvo foi comprado pelo BTG
E a Empiricus também foi comprada pelo BTG
Em 2020, estávamos todos na mesma empresa.
Eis que recebo uma ligação:
“Desliga o kinv.com.br. Somos o mesmo grupo agora. Não faz sentido.”
E assim acabou minha melhor (e mais ousada) tática de guerrilha.
Moral da história:
Se você não pode gastar mais, seja mais criativo.
PS: Se for fazer algo parecido, dá uma consultada com seu advogado para saber se pode.
🥢 3. Como pensar na sua UI/UX

Quem fala de "writers block" não sabe o que é o bloqueio de quando você precisa fazer um fluxo novo ou tela nova em seu produto.
É uma MALUQUICE saber o que precisa ser feito, mas não ter nenhuma ideia de como fazer isso em design de produto.
Maaaas acho que encontrei uma solução definitiva. Ou pelo menos parei de ter esses bloqueios depois de seguir essa receita:
1- Vou para o https://uxarchive.com/ e pego referências no fluxo que eu estou querendo melhorar. (Eles tem uma porrada de print de apps em diferentes fluxos)
2- Vou até o https://claude.ai/new, mostro as imagens, dou um pouco de contexto e peço para ele codar a ui para mim.
Bingo. Agora eu tenho inspirações realmente BOAS para o produto que eu estou construindo. Recomendo.
🥢 4. The middle

Aturar o “the middle” é uma arte (e uma obrigação para founders).
Aguenta firme e segue em frente!
🥢 5. Here comes another bubble
Esbarrei com essa paródia maravilhosa de novo no Twitter recentemente. É uma aula de história startupeira!
Engraçado ver como algumas referências envelheceram bem e outras não.
Para o momento atual, lembre-se: a história não se repete, mas geralmente rima.
PS: A resposta é 1024. Se você reduzir o seu TTV nesse exemplo de 6 dias para 3, a aquisição por word of mouth por mês por usuário passa de 64 para 1024. Entendeu a importância de reduzir TTV?
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