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5 Tópicos de Terça #38
5 ideias mais interessantes que seus founders favoritos aprenderam essa semana
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).
Os 5 Tópicos de Terça é um oferecimento
StationZero está ajudando gestores de e-commerce e agências de tráfego pago a saírem do passado. A startup está construindo Agentes de Inteligência Artificial que aumentam a performance de campanhas e anúncios. Confere aqui, e se for experimentar fala que viu no OFF THE GRID.
🥢 1. Sobre a importância de Time to Value (TTV)

O time to value é o tempo até um novo cliente começar a extrair valor do seu produto ou serviço.
Ele depende de muita coisa.
O TTV de um LLM como ChatGPT é quase 0. Você entra, escreve uma prompt e já consegue extrair valor.
O TTV de um produto enterprise pode ser da ordem de meses.
Mas uma coisa é fato: diminuir o TTV faz uma diferença COLOSSAL em qualquer business.
Olha o exemplo:
Digamos que um novo cliente de um produto XPTO demore 6 dias até ver o verdadeiro valor do produto. No momento que ele enxerga esse valor, ele chama um amigo para usar também.
Esse amigo segue o mesmo fluxo. Depois de 6 dias, chama outro.
No fim de 30 dias, 32 novos clientes chegaram por causa do cliente inicial.
Se essa empresa conseguir cortar o TTV de 6 para 3 dias, quantos novos clientes você acredita que ela vai ter conseguido trazer nesse mês? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
PS: A resposta está no fim da news.
🥢 2. Casos de startup Real Valor x Kinv(o)

Em 2018, eu tocava uma startup bootstrappada: um app de acompanhamento de investimentos chamado Real Valor
Como a gente não tinha muito caixa e nem um modelo de receita, cada usuário precisava vir barato.
A gente fazia de tudo:
SEO
ASO (versão do SEO pra App Store)
Funcionalidades virais tipo “Spotify Wrapped” do portfólio
Tudo no amor e no crescimento orgânico.
Até que Nosso maior concorrente (Kinvo) recebeu investimento do maior influenciador de finanças do Brasil: Thiago Nigro.
O Primo Rico começou a mostrar o portfólio dele semanalmente usando esse app.
Em pouco tempo eles ficaram maiores que a gente em base de usuários.
A gente não sabia o que fazer até que eu vi uma palestra do Rodrigo Dantas (Vindi) sobre Marketing de Guerrilha:
Ele contou que comprou dezenas de domínios relacionados a pagamentos só pra evitar que os concorrentes chegassem perto.
Saí de lá com uma idéia: e se eu comprar domínios parecidos com kinvo?
Fiquei um bom tempo pesquisando domínios disponíveis que fariam sentido e no fim só achei um. Mas esse um era bem bom:
kinv.com.br
Só faltava um "o" no final.
A minha hipótese era: deve ter gente que digita errado o site.
Decidi comprar o domínio e redirecionei para uma página com o título
“7 motivos pra sair do Kinvo e vir pro Real Valor agora.”
Eu criei um copy explicando porque o Real Valor era melhor do que o Kinvo e no fim fazia um convite para baixar o app e testar
Resultado?
A gente chegou a fazer 1.000 downloads por mês só com esse domínio.
Só que ai veio o plot twist
O Real Valor foi comprado pela Empiricus
O Kinvo foi comprado pelo BTG
E a Empiricus também foi comprada pelo BTG
Em 2020, estávamos todos na mesma empresa.
Eis que recebo uma ligação:
“Desliga o kinv.com.br. Somos o mesmo grupo agora. Não faz sentido.”
E assim acabou minha melhor (e mais ousada) tática de guerrilha.
Moral da história:
Se você não pode gastar mais, seja mais criativo.
PS: Se for fazer algo parecido, dá uma consultada com seu advogado para saber se pode.
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