5 Tópicos de Terça #38

5 ideias mais interessantes que seus founders favoritos aprenderam essa semana

Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).

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🥢 1. Sobre a importância de Time to Value (TTV)

O time to value é o tempo até um novo cliente começar a extrair valor do seu produto ou serviço.

Ele depende de muita coisa.

O TTV de um LLM como ChatGPT é quase 0. Você entra, escreve uma prompt e já consegue extrair valor.

O TTV de um produto enterprise pode ser da ordem de meses.

Mas uma coisa é fato: diminuir o TTV faz uma diferença COLOSSAL em qualquer business.

Olha o exemplo:

Digamos que um novo cliente de um produto XPTO demore 6 dias até ver o verdadeiro valor do produto. No momento que ele enxerga esse valor, ele chama um amigo para usar também.

Esse amigo segue o mesmo fluxo. Depois de 6 dias, chama outro.

No fim de 30 dias, 32 novos clientes chegaram por causa do cliente inicial.

Se essa empresa conseguir cortar o TTV de 6 para 3 dias, quantos novos clientes você acredita que ela vai ter conseguido trazer nesse mês?

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PS: A resposta está no fim da news.

🥢 2. Casos de startup Real Valor x Kinv(o)

Em 2018, eu tocava uma startup bootstrappada: um app de acompanhamento de investimentos chamado Real Valor

Como a gente não tinha muito caixa e nem um modelo de receita, cada usuário precisava vir barato.

A gente fazia de tudo:

  • SEO

  • ASO (versão do SEO pra App Store)

  • Funcionalidades virais tipo “Spotify Wrapped” do portfólio

Tudo no amor e no crescimento orgânico.

Até que Nosso maior concorrente (Kinvo) recebeu investimento do maior influenciador de finanças do Brasil: Thiago Nigro.

O Primo Rico começou a mostrar o portfólio dele semanalmente usando esse app.

Em pouco tempo eles ficaram maiores que a gente em base de usuários.

A gente não sabia o que fazer até que eu vi uma palestra do Rodrigo Dantas (Vindi) sobre Marketing de Guerrilha:

Ele contou que comprou dezenas de domínios relacionados a pagamentos só pra evitar que os concorrentes chegassem perto.

Saí de lá com uma idéia: e se eu comprar domínios parecidos com kinvo?

Fiquei um bom tempo pesquisando domínios disponíveis que fariam sentido e no fim só achei um. Mas esse um era bem bom:

kinv.com.br

Só faltava um "o" no final.

A minha hipótese era: deve ter gente que digita errado o site.

Decidi comprar o domínio e redirecionei para uma página com o título

“7 motivos pra sair do Kinvo e vir pro Real Valor agora.”

Eu criei um copy explicando porque o Real Valor era melhor do que o Kinvo e no fim fazia um convite para baixar o app e testar

Resultado?

A gente chegou a fazer 1.000 downloads por mês só com esse domínio.

Só que ai veio o plot twist

  • O Real Valor foi comprado pela Empiricus

  • O Kinvo foi comprado pelo BTG

  • E a Empiricus também foi comprada pelo BTG

Em 2020, estávamos todos na mesma empresa.

Eis que recebo uma ligação:

“Desliga o kinv.com.br. Somos o mesmo grupo agora. Não faz sentido.”

E assim acabou minha melhor (e mais ousada) tática de guerrilha.

Moral da história:
Se você não pode gastar mais, seja mais criativo.

PS: Se for fazer algo parecido, dá uma consultada com seu advogado para saber se pode. 

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