5 Tópicos de Terça #37
5 ideias mais interessantes que seus founders favoritos aprenderam essa semana
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).
Se inscreva no OFF THE GRID no Youtube e Spotify
Os 5 Tópicos de Terça é um oferecimento

A Scarf é o ecossistema completo para info-produtores. Todo info-produtor que escala seu negócio começa a usar várias ferramentas ao mesmo tempo. Agora não mais. Com a Scarf você troca todas elas por uma só. Ofereça cursos, comunidade, eventos e mais num só lugar e com a sua marca. Confere aqui
🥢 1. Casos de startup - O trem do Fallout 3
Os desenvolvedores do game Fallout 3 tinham um problema:
Eles precisavam fazer um trem em determinada fase. Só que o motor gráfico do jogo não suportava veículos tipo trem.
O estúdio estava sem tempo, sem budget e a engine não permitia fazer o que eles precisavam fazer.
Só que ao invés de mudarem o escopo do projeto, eles decidiram improvisar.
Eles criaram um item chamado MetroCarArmor. O MetroCarArmor era uma armadura no formato de VAGAO DE TREM.
Eles equiparam um NPC com esse item.
Agora era só colocar o NPC no trilho do trem e fazer ele correr que nem um maluco.
Os caras conseguiram criar um vagão de trem sem a engine suportar trens.
E ninguém nunca nem percebeu isso.
Esse história só veio a tona depois que fizeram um post no 4chan falando que os trens eram NPCs com capacetes de vagão correndo pra lá e pra cá. O pessoal foi inspecionar os arquivos do jogo e achou isso:

Lembre-se: você não precisa de mais dinheiro. Precisa de mais criatividade.
🥢 2. AI deixou SaaS tradicional comendo poeira


A essa altura todo mundo já ouviu as histórias de Cursor, Lovable e afins batendo recorde atrás de recorde com números como esses:
Cursor, o assistente de programação baseado em IA, alcançou mais de $100 milhões em receita anual recorrente (ARR) em apenas três anos.
Lovable, que facilita a criação de software de alta qualidade sem escrever código, alcançou $17 milhões em ARR em apenas três meses.
Bolt, que permite aos usuários criar, executar, editar e implantar aplicativos web e móveis full-stack atingiu $20 milhões de ARR em inacreditáveis dois meses.
Mas beleza, esses são outliers. Como será que está o resto da indústria?
Para responder essa pergunta, duas organizações famosas no universo startupeiro lançaram estudos sobre o assunto.
Uma foi o Stripe, com o report chamado Indexing the AI economy. E a outra foi a a16z que lançou o artigo What "working" means in the Era of AI Apps.
O ponto em comum é podermos enxergar o quanto as empresas de AI estão deixando as de SaaS tradicionais para trás.
→ Mediana de tempo até U$ 1M ARR → AI: 11.5 meses | SaaS: 15 meses
→ Tempo até U$ 5M ARR → AI: 24 meses | SaaS: 37 meses
O que mais me impressiona é saber que esse gap tende a aumentar. Isso mostra que o playbook mudou.
Não é sobre um truque pontual ou hack de growth, essas empresas AI native estão sendo construídas do zero de forma diferente.
Essas empresas nascem gerando receita, crescendo rápido e extremamente escaláveis com times enxutos. Parece tudo que uma startup deveria ser...
🥢 3. É do Braaaaasil! 🇧🇷

Por falar em produtos de AI crescendo como nunca, Anton Osika, founder do Lovable, compartilhou que o produto de mais sucesso criado na plataforma até hoje (fez 3M USD em 48h) é do Brasil! 🇧🇷
🥢 4. Quote da semana
"The single biggest problem in communication is the illusion that it has taken place"
George Bernard Shaw
"O maior problema da comunicação é a ilusão de que ela aconteceu"
É justamente essa ilusão que destrói casamentos, amizades, negócios.
Você manda a mensagem. Acha que foi claro. Mas a outra pessoa entendeu outra coisa. Ou pior: nem entendeu nada.
E aí vem o atrito.
A maior parte dos conflitos do nosso dia a dia são, na real, ruído de comunicação. O problema não é de intenção. É de interpretação.
Quer resolver 80% dos seus problemas?
Fale melhor e escreva melhor.
E no fim de papos importantes, pergunte “o que você entendeu?” para ter certeza que a mensagem foi entendida pelo outro lado.
🥢 5. Thiel tem skin in the game

Eu já curtia o Founders Fund por ser um dos primeiros fundos a assumir abertamente uma postura "pró founder" (reza a lenda que o Zuck só conseguiu manter controle do Facebook por tanto tempo por causa deles).
Mas fiquei impressionado quando vi esse gráfico no TechDrop esses dias.
Mesmo com o tamanho do fundos crescendo consideravelmente ao longo dos anos, Peter Thiel continuou pessoalmente responsável por um percentual relativamente alto dos fundos, chegando a impressionantes $920M na última captação.
Claro que o patrimônio dele também cresceu ao longo dos anos, mas não dá pra falar que o cara não acredita na própria tese...
Gostou da news? Encaminhe para um amigo. Só toma 9 segundos e me incentiva a continuar escrevendo.
Novo por aqui? Se inscreva na news (é de graça).
O que achou da edição dessa semana?
Não tem meio termo. Só vale uma das três respostas. Qual a sua?