5 Tópicos de Terça #34

5 ideias mais interessantes que seus founders favoritos aprenderam essa semana

Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu).

Se inscreva no OFF THE GRID no Youtube e Spotify

🥢 1. Os 4 tipos de sorte

Naval Ravikant (a essa altura você já deveria saber quem é) tem uma teoria sobre sorte que me faz pensar bastante recentemente.

A maioria de nós tende a ver a sorte como uma coisa só. Mas não é bem assim.

Na verdade, existem quatro tipos diferentes de sorte. E entender essa diferença muda tudo.

  1. Sorte aleatória

É o tipo mais básico. Você ganha na loteria. Nasce em uma família rica. Um parente distante deixa uma herança inesperada. Não há mérito ou esforço envolvido - apenas o acaso puro.

  1. Sorte do esforço

Este tipo já é diferente. Vem do movimento constante.

Quando você faz muitas coisas como conversas, projetos, tentativas, você aumenta drasticamente suas chances de encontrar algo bom. Não é mágica, é matemática.

Gosto de encarar isso como aumentar a superfície de contato da sorte.

Pode reparar, os que ficam parados raramente encontram oportunidades.

  1. Sorte da percepção

Esta é mais sutil. É quando você desenvolveu tanto uma habilidade que consegue ver oportunidades invisíveis para os outros.

Um trader experiente nota padrões nos dados que um iniciante jamais perceberia. Um empreendedor veterano identifica um problema que outros nem sabem que existe.

Não parece sorte quando você está preparado para reconhecer valor onde outros não veem.

  1. Sorte magnética

Este último tipo é o mais interessante. É quando você desenvolve uma habilidade tão única, uma reputação tão específica, que as oportunidades vêm até você naturalmente.

Pense no melhor mergulhador especializado em águas profundas do planeta. Quando alguém encontra um tesouro submerso, não tem escolha a não ser procurar este mergulhador.

Esta é a sorte que você constrói pacientemente, dia após dia, através do trabalho consistente.

Percebo que a maioria das pessoas parece ficar esperando o primeiro tipo de sorte acontecer, quando poderiam estar cultivando os outros três tipos ativamente.

E esse é o segredo. Os três últimos tipos podem ser desenvolvidos. Não são aleatórios. São consequências de escolhas constantes.

PS: O conceito de “aumentar a superfície de contato da sorte” me convenceu a me mudar do Rio para São Paulo há algumas semanas atrás.

Inscreva-se para continuar lendo

Esse conteúdo é gratuito. Em troca só pedimos que você se inscreva em nossa newsletter para continuar lendo. Se você tá gostando prometo que vai valer a pena!

Already a subscriber?Sign in.Not now

Reply

or to participate.