5 Tópicos de Terça #22
Top 5 coisas mais interessantes que vimos/aprendemos essa semana
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu.).
🥢 1. Não é o first to market que vence. É quem faz isso…

O vencedor provavelmente não será o primeiro a entrar no mercado. Quase nunca é:
Google não inventou a busca
Facebook não inventou as redes sociais
Airbnb não inventou o aluguel de temporada
Apple não inventou o laptop, o reprodutor de MP3, o tablet ou o celular.
Então, quem será?
O vencedor será o primeiro a descobrir como fazer isso corretamente. Será a primeira equipe a descobrir todas as milhares de pequenas coisas que tornarão este um negócio bem-sucedido.
Suas equipes de produto e engenharia precisam descobrir os requisitos dos usuários para definir o produto ideal.
Suas equipes de vendas e marketing precisam descobrir onde encontrar muitos clientes e como atraí-los.
Sua equipe de suporte precisa descobrir quais problemas os clientes terão e a maneira mais eficiente de resolvê-los.
Sua equipe de compliance precisará descobrir como satisfazer os requisitos legais rapidamente sem sobrecarregar seus clientes ou funcionários.
E alguém precisará descobrir como transformar todo esse entusiasmo do cliente em um fluxo sólido e previsível de receita.
Resumindo, seu sucesso depende da sua capacidade de descobrir muitas coisas rapidamente — a capacidade da sua equipe de descobrir. E esse é todo o meu ponto: trabalho duro não é suficiente. O sucesso de qualquer startup depende do ritmo e da qualidade do aprendizado. Portanto, para ter sucesso, uma startup em estágio inicial precisa se tornar um instrumento de descoberta.
Trecho retirado do livro “Growth Levers and How to Find Them”, de Matt Lerner.
Preciso fazer algum comentário depois dessa pedrada? Acho que não, né?
🥢 2. O Playbook da Rocket Internet
Se você já acompanha startups há algum tempo, deve se lembrar da Rocket Internet.
A Rocket foi uma "incubadora" de startups lendária fundada por três irmãos na Alemanha nos tempos onde tudo ainda era mato no ecossistema startupeiro por aqui.
As aspas no termo incubadora foram propositais, porque tem muita gente que odiava a Rocket e seu modus operandi.
Eles basicamente copiavam modelos de negócios de empresas americanas e levavam para outros mercados.

Startups que a Rocket Internet copiou
Tudo começou com o copycat do Ebay, que foi vendido por U$43 milhões. E adivinha que comprou? O próprio Ebay.
Depois disso vieram cópias do Groupon, Zappos, Airbnb e muitas outras. O playbook era sempre o mesmo, crescer rápido e fazer um exit.
A Rocket era famosa pela agressividade com que fazia tudo. Recrutavam founders para tocar essas empresas e ficavam com 80% a 90% do negócio. E uma vez que começavam, sempre escalavam muito rápido investindo pesado em pessoas e marketing.
No auge, chegaram a lançar uma startup a cada 7 dias.
Aqui no Brasil foram sócios da Dafiti, EasyTaxi, Mobly e Kanui.
Brian Chesky, do Airbnb, foi um dos primeiros a apontar o dedo as práticas questionáveis do grupo e se recusar a comprar o Wimdu, clone europeu de sua startup.
Depois de 20 anos obtendo relativo sucesso, a partir de 2019 a Rocket começou a enfrentar problemas no seu modelo por conta da sua reputação, dificuldade de manter o dealflow com termos agressivos e encarecimento das mídias de performance.
O mais impressionante de tudo é que esse playbook todo foi premeditado na tese de conclusão de curso de Oliver Samwer, um dos fundadores da Rocket, escrita em 1998 após visitar o Vale do Silício.
🥢 3. Quote que me fez repensar tudo.
Pausa na programação normal de empreendedorismo para falar de algo ainda mais importante.
Li essa frase essa semana e ela ficou ressoando na minha cabeça:
"Health is the crown on the well person’s head that only the ill person can see."

A gente só percebe o valor da saúde quando ela está em falta. Quando a gente fica doente, a gente "daria tudo" ficar saudável de novo.
Mas no momento que ficamos bem de novo, voltamos a ignorar a saúde.
Empreender é importante, mas sem saúde, nada mais importa.
Comer mal, sedentarismo, álcool em excesso ou de qualquer outro prazer de curto prazo... Tudo isso parece inofensivo até que, um dia, você percebe que a sua coroa sumiu.
Dê valor à sua saúde sem precisar perdê-la para isso.
Cuide da sua saúde enquanto você ainda não vê a coroa. É muito melhor assim.
PS: Está tudo bem comigo. Essa reflexão toda ressoou em mim porque eu tive um problema de saúde mais sério quando era mais jovem, mas está tudo bem comigo.
🥢 4. Sabe como funciona um LLM?

Esses dias estava construindo uma solução com AI e fiquei me perguntando como um LLM funciona de verdade. Em teoria eu já sabia, mas eu não sabia de verdade.
Esse é o melhor vídeo explicando como funciona em detalhes e de maneira visual. Se você tem curiosidade ou está construindo com AI, é um bom uso do seu tempo (27min) no feriado.
PS: Caso goste, recomendo assistir a série do 3blue1brown sobre redes neurais.
🥢 5. Precisa-se de alguém capaz de levar uma mensagem à Garcia

Tá. Temos um problema aqui.
Eu quero colocar esse tópico há MUITAS semanas, mas a ideia do 5 Tópicos de Terça é trazer insights rápidos e esse insight é demorado (leitura de 5 minutos)
Como estamos no carnaval, momento de quebra de protocolo, decidi quebrar esse.
O texto a seguir é longo.
Não é todo mundo que lê.
Mas quem lê volta pra falar sai dele pensando "PUTA QUE PARIU! É EXATAMENTE ISSO".
Dito isso tudo, aqui está o texto:
PRECISA-SE, E PRECISA-SE COM URGÊNCIA, DE ALGUÉM CAPAZ DE LEVAR UMA MENSAGEM A GARCIA
É esse mindset que faz um empreendedor ser diferente do resto.