5 Tópicos de Terça #09

Sobre como perder dinheiro e tempo, ser útil, ser épico e mais

Toda terça-feira 5 tópicos sobre conteúdos interessantes na sua caixa de entrada com a curadoria dos seus founders e hosts de podcast favoritos: Lucas e Edu.

A premissa é trazer os maiores insights com o mínimo de caracteres.

Tá rolando um experimento:

  1. Toda terça 5 tópicos que achamos interessantes pra você ler

  2. Você vota em qual quer que a gente se aprofunde

  3. Enviamos um e-mail na sexta-feira falando mais sobre o tópico mais votado

Essa dinâmica ainda é um experimento, deixe comentário dizendo o que está achando (sério, a gente quer mesmo saber se você está gostando de receber +1 e-mail semanal ou achando uma merda).

🥢 1. Tweet que me fez pensar

"A maioria das carreiras se tornam vendas quando você é senior o suficiente."

— Sam Altman

Tudo se torna um processo de venda: levantar dinheiro, contratar talentos, aquisição de novos clientes, convencer stakeholders, negociação com fornecedores, etc.

Quanto mais você sobe na escada corporativa, mais você precisa saber vender.

🥢 2. Como perder dinheiro (e tempo)

10 Life-Changing Lessons I Learned From Paul Graham | by Sergey Faldin 🇺🇦 | The Startup | Medium

Depois que o Paul Graham vendeu sua startup e ficou rico, começou a estudar como não perder tudo. E o que ele percebeu é que poucas pessoas ficam pobres gastando. Elas ficam pobres investindo mal.

Gastar muita grana ativa um alarme interno: "Acho que estou passando dos limites. Tenho que segurar um pouco os gastos".

Depois que esse alarme começa a tocar, você pode até continuar gastando... Mas sempre terá a sua consciência te tirando a paciência: "isso tá indo longe demais".

Mas investir não... Investir passa batido.

Não tem alarme.

Sendo que um mal investimento pode fazer o dinheiro virar pó da noite pro dia (se operar alavancado, pode até virar uma dívida).

Mas tem um plot twist: tempo funciona igual a dinheiro.

Comece a "perder tempo" se divertindo em rede sociais, TV, videogame, ou fazendo qualquer hobby "improdutivo" e em algum momento seu inconsciente vai começar: "Chega disso. Vá fazer algo produtivo"

Mas sabe o que acontece se você passar anos trabalhando em algo que não faz a menor diferença para a sua vida? Nada.

Tome cuidado com seus investimentos (de dinheiro e de tempo).

Caso queira ler o texto do PG, aqui está o link.

🥢 3. Vídeo impressionante que vi essa semana

Se liga nesse voo de drone por dentro da Giga Factory de Berlin da Tesla.

Fica o lembrete de que se um produto é impressionante, geralmente o processo colocá-lo no mundo, em escala, é sempre impressionante também.

PS: É impressão minha ou a maioria dos humanos tá só passando a mão nos carros? Será que é pra fingir que tem mais gente nas fábricas?

🥢 4. Como tornar seu trabalho épico

De tempos em tempos eu pego alguma soundtrack épica para trabalhar. Além de me ajudar a focar, torna o ato de fazer coisas manuais absolutamente ÉPICO.

Essa semana eu usei a soundtrack do Dune 2.

Recomendo.

Ainda mais quando se está trabalhando em algo chato.

Testa e me diz o resultado:

Sempre quis ter camisetas startupeiras e não sabe onde encontrar?

Seus problemas acabaram, conheça a Startup Swag:

🥢 5. Trecho de livro que eu revisitei

Enquanto muitos olham para a política para mudar o Brasil, acredito que nós, empreendedores, temos mais capacidade de trazer um impacto real.

Essa semana, li um texto incrível do Derek Sivers, fundador da CD Baby, em que ele traz 4 maneiras práticas de ser útil para o máximo de pessoas possível:

  1. Fique famoso: Quanto mais gente você consegue alcançar, mas potencial de ser util para mais gente. Por isso, faça o máximo de coisas em público (OFF THE GRID está seguindo essa dica)

  2. Fique rico: Dinheiro é a maior prova neutra de que você está agregando valor à vida das pessoas. Se depois de ficar rico, você usar esse dinheiro de formas que sejam úteis para os outros, ficar rico está sendo duplamente produtivo. (OFF THE GRID segue essa isso, dentro do possível)

  3. Tenha opiniões fortes: Opiniões fortes são muito úteis. Quem está indeciso pode adotá-las; quem discorda, pode fortalecer seu ponto de vista ao refutá-las. (OFF THE GRID tem suas próprias opiniões)

  4. Seja caro: O valor percebido importa. Pílulas caras funcionam melhor, e ingressos mais caros garantem presença. Quanto mais pagam, mais as pessoas valorizam o que recebem. (OFF THE GRID está indo contra essa "regra")

Lembra do combinado do comecinho do texto?

Agora é a hora da votação.

Escolha qual tópico você quer ver em mais detalhes, com análises, analogias com a nossa vivência de startups, etc etc etc.

BÔNUS

Especialmente para você que chegou aqui, apresentamos em primeira mão um novo formato, OFF THE GRID Reacts:

Reply

or to participate.