- OFF THE GRID
- Posts
- 5 Tópicos de Terça #15
5 Tópicos de Terça #15
Top 5 coisas mais interessantes que vimos/aprendemos essa semana
Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu.).
🥢 1. Análises de Pitch Decks Lendários
Em comemoração da novidade de que agora o OFF THE GRID faz parte do ecossistema DROPS, estamos lançando uma campanha com a análise de 5 pitch decks lendários. Fizemos um arquivo navegável no Figjam e um vídeo com nossas análises.
O primeiro deles é o do Airbnb, que você encontra aqui.
O segundo, que saiu hoje, é do Nubank, que você encontra aqui.
🥢 2. O livro vermelho do Facebook
O Little Red Book do Facebook foi criado em 2012 pelo time de design da empresa pra alinhar todo mundo num momento de crescimento insano. Era basicamente um guia de cultura que dizia: “Aqui é assim que jogamos o jogo”. Inspirado no livrinho vermelho de Mao, o objetivo era simples: lembrar os funcionários que o foco era conectar o mundo e, pra isso, era preciso ser rápido, ousado e ter aquela mentalidade de hacker —resolver problemas de forma criativa e sem frescura.
A frase que dominava tudo era "Feito é melhor que perfeito". A ideia? Para de enrolar e coloca no ar. Melhor lançar, aprender com os erros e ajustar no caminho do que ficar esperando o momento perfeito (que nunca chega). Essa filosofia permitiu ao Facebook testar coisas rápido e se adaptar num mercado que muda o tempo todo.
Outro mantra era “O que você faria se não tivesse medo?”. Eles queriam que as pessoas pensassem grande, arriscassem, e não ficassem com aquela mentalidade de “vou fazer só o básico pra não dar ruim”. O Facebook queria gente que comprasse a briga, questionasse o status quo e entregasse coisas que ninguém esperava. Não era só trabalho, era sobre responsabilidade e atitude.
No fim das contas, o Little Red Book era mais que um livrinho, era o coração da cultura do Facebook. Ele lembrava todo mundo que o objetivo era impacto: conectar pessoas, quebrar barreiras e fazer coisas que ninguém acreditava ser possível. Foi essa mentalidade de rapidez, coragem e inovação que ajudou o Facebook a dominar o jogo.
Você pode conferir uma versão scanneada em alta definição do livro aqui.
PS: Escrevi esse texto antes do Zuck ir no Joe Rogan. Será que ele tá se transformando em algo novo ou voltando a ser quem sempre foi?
🥢 3. Carmageddon
A China tomou de assalto as exportações de carros.
Enquanto o mundo parou com a pandemia e teve suas cadeias de suprimento interrompidas, os chineses aproveitaram pra virar sua produção para os carros elétricos. E a aposta se pagou.
Os resultados estão no gráfico e nas ruas. Quem mais tem visto vários BYD pelo BR?
Reply