- OFF THE GRID
- Posts
- 37signals Atlanta Meetup
37signals Atlanta Meetup
Sobre a importânica de se respirar o mesmo ar

Acabei de voltar do meetup da 37signals em Atlanta e decidi compartilhar por aqui um pouco de como esses eventos acontecem.
Para quem não sabe, a 37signals é uma empresa completamente remota, com cerca de 70 pessoas em 15+ países ao redor do mundo. Atualmente fazemos meetups, que são encontros presenciais com todo o time, duas vezes ao ano. Nos Estados Unidos em Abril e na Europa em Outubro.
Uma das coisas mais legais é que cada um tem seu cartão corporativo e, do momento que você sai da porta da sua casa até você voltar, todos são instruídos a pagar TUDO nesse cartão. Tudo mesmo. Obviamente a brincadeira sai cara e sei que esse é um privilégio de poucas companhias. Mas continue comigo que vou tentar mostrar que você pode fazer algo parecido por uma fração do custo. E vale a pena!
Os eventos duram uma semana, de Segunda a Sexta-feira. A agenda não é nem um pouco restritiva e tem vários momentos livres ou de descontração. Aqui vai um exemplo de como é essa agenda:
Segunda-feira:
Café da manhã
All Hands
Almoço
Welcome Dinner
Terça-feira
Café da manhã
Lightning Talks
Almoço
Conversas ao vivo com clientes
Small Group Dinners
Quarta-feira:
Café da manhã
Almoço
Dia livre para atividades
Small Group Dinners
Quinta-feira
Café da manhã
Almoço
Peer Appreciation
Closing Reception
Sexta-feira
Dia reservado para viagens
Alguns desses eventos valem uma explicação do que são:
O All Hands é o momento onde as lideranças falam sobre o estado geral do negócio, apresentam algumas ideias e planos para o futuro (dessa vez teve demo do próximo produto ONCE 🤫) e tiram dúvidas do time.
O Welcome Dinner é um jantar com o time inteiro, dessa vez foi em um restaurante próximo ao hotel com um salão reservado.
Os Lightning Talks são momentos onde qualquer pessoa do time pode fazer uma apresentação por 10 minutos. Pode ser relacionado a trabalho ou não. Dessa vez eu apresentei os resultados do Brasil, e falaram também sobre Bitcoin e como rodar um AI copilot localmente.
As sessões de Peer Appreciation são momentos onde qualquer um pode exaltar qualquer pessoa do time e demonstrar sua gratidão.
Os Small Group Dinners são jantares em grupos de até 6 pessoas para que se conheça as pessoas. Tudo é organizado em uma planilha aberta, com sugestões de restaurantes e reservas feitas com antecedência para facilitar.
Por último, a Closing Reception é um momento de todos juntos com drinks e
Durante todos os dias temos salas disponíveis para reuniões ou trabalho em grupo. Além disso os cafés da manhã e almoço são servidos para todos em conjunto. Os times são estimulados a serem intencionais com o seu tempo juntos, marcarem reuniões lá e estarem abertos a conversar com todo mundo.
O time de RH organiza tudo, desde compra das passagens, reservas de hotel, infraestrutura, atividades de lazer e até reservas em restaurantes para os times jantarem. Esse é um time de 2 pessoas. Óbvio que tudo é organizado no Basecamp.
Sei que econtros como esse são um privilégio de poucas companhias, mas para empresas totalmente remotas o valor recebido tende a ser muito maior que os custos. O retorno em cultura, alinhamento e motivação do time são impagáveis. E obviamente você não precisa organizar um encontro dessa magnitude de primeira, comece aos poucos e do jeito que for possível.
Reply