- OFF THE GRID
- Posts
- [16/19] Sobre desapego, engenhosidade e lançamentos
[16/19] Sobre desapego, engenhosidade e lançamentos
Movido a pessoas incríveis, parte 16 de 19

Esse texto faz parte de uma série que revela a história não contada sobre como criei a maior plataforma de print on demand da América Latina sem saber nada do mercado, ter família rica ou levantado milhões de reais. Também é a história da minha vida e de como construí a Touts.
Fui influenciado pelo Eduardo Belotti e estou escrevendo essa história em partes, postando um capítulo por semana dessa aventura. Esse é o capítulo 16 de 19 - encontre os demais capítulos aqui.

A sensação de assinar o deal de venda da Touts para a Reserva foi um turbilhão de emoções.
Me lembro que nesses últimos meses era uma ansiedade enorme não saber como seriam as próximas semanas porque tudo poderia mudar a qualquer momento.
Finalmente quando assinamos, foi a sensação de dever cumprido gigantesco.
Fazia parte do sonho desde o momento que comecei a empreender vender a empresa em algum momento. Era o tipo de sonho distante, tipo fazer um IPO. Jamais imaginaria que estaria vivendo aquilo com 27 anos de idade.
Ao mesmo tempo sentia um frio na barriga enorme de não fazer ideia de como seria o futuro a partir dali.
Um ponto que acabei não atualizando ao longo dos últimos capítulos foi a evolução da minha participação no negócio: em 2017 renegociei minha participação de 5% para chegar até 10% nos 4 anos seguintes.
Com o evento de liquidez aproveitei para negociar mais uma vez, chegando a ter 20% de participação no momento em que a Reserva INK foi lançada.
Essa parte não é nem um pouco relevante para o desenrolar da história, mas resolvi compartilhar como curiosidade e por ser um assunto pouco falado.
Bom, já estamos em 2020 e com a Touts devidamente descontinuada, tanto a operação física quanto online. Era hora de correr para lançarmos o novo negócio para o mundo.
Reply