- OFF THE GRID
- Posts
- [12/19] Sobre passar dos limites
[12/19] Sobre passar dos limites
Movido a pessoas incríveis, parte 12 de 19

Esse texto faz parte de uma série que revela a história não contada sobre como criei a maior plataforma de print on demand da América Latina sem saber nada do mercado, ter família rica ou levantado milhões de reais. Também é a história da minha vida e de como construí a Touts.
Fui influenciado pelo Eduardo Belotti e estou escrevendo essa história em partes, postando um capítulo por semana dessa aventura. Esse é o capítulo 12 de 19 - encontre os demais capítulos aqui.

Nesse momento da nossa história, a Touts tem 4 quiosques, a fábrica na Vila da Penha e acabávamos de alugar também uma salinha de escritório na Tijuca.
A sala tinha uns 15 metros quadrados, e cabiam 3 mesas com 6 estações de trabalho. O espaço ficava em um prédio comercial bem próximo ao Shopping Tijuca, onde tínhamos um quiosque. Não era muito, mas era mais do que o suficiente para nós.
O escritório se fez necessário depois que o espaço para trabalhar na fábrica foi sendo cada vez mais reduzido por conta do aumento da demanda.
Essa sala tinha a nossa cara: nós fizemos as mesas de compensados reutilizados, montamos a decoração usando posters da própria Touts, compramos as cadeiras usadas e nunca colocamos as luminárias no teto. Não era muito, mas nos deixava bem felizes.

Nossa salinha na Tijuca
Em pouco tempo percebemos que só usávamos metade das estações de trabalho que tínhamos, e muitas vezes ficava solitário trabalhar de lá. Tivemos a ideia de dividir a sala com o pessoal do RespondeAí para baratear o aluguel. Os fundadores, Paulo e Michel, eram velhos conhecidos nossos da UFRJ e toparam na hora.
Até então esse parece um capítulo feliz, mas não é. O problema é que as vendas não estavam indo bem e nosso caixa estava acabando muito mais rápido do que prevíamos.
Na verdade nunca tivemos muito caixa, e agora ele não estava mais sendo gerado e sangrávamos um pouco a cada mês.
Como é de praxe no mundo das startups – e na vida em geral –, todos estão felizes enquanto está tudo bem. Agora, quando as coisas vão mal é que os problemas aparecem. Em uma startup isso geralmente tem a ver com crescimento.
E óbvio que dessa vez não foi diferente.
Reply