[05/19] Sobre competir consigo mesmo

Movido a pessoas incríveis, parte 5 de 19

Esse texto faz parte de uma série que revela a história não contada sobre como criei a maior plataforma de print on demand da América Latina sem saber nada do mercado, ter família rica ou levantado milhões de reais. Também é a história da minha vida e de como construí a Touts.

Fui influenciado pelo Eduardo Belotti e estou escrevendo essa história em partes, postando um capítulo por semana dessa aventura. Esse é o capítulo 5 de 19 - encontre os demais capítulos aqui.

Estávamos vivendo meses terríveis no trabalho e pouco tempo antes eu tinha tomado a decisão de largar a faculdade de engenharia, para desespero da minha família.

Nunca faltou apoio às minhas decisões em casa, mas lembro da minha mãe ficar visivelmente preocupada quando disse que ficaria alguns meses trabalhando depois faria vestibular para a PUC. Como ela já tinha visto que eu gostava de trabalhar, a preocupação era de que eu nunca mais voltasse pra faculdade.

Isso e o fato de que a PUC custava uma fortuna.

Pra tentar minimizar um pouco o impacto da minha decisão na vida da minha família, eu assegurei que eu arcaria com todos os custos da faculdade. Por isso, a situação da Vandal estar mal resolvida também impactava meus planos de vida no curto prazo.

De volta aos negócios. Como mencionei, ficamos longos meses tentando resolver um imbróglio entre os sócios da Vandal: Arturo, Ricardo e Innvent. No fim, tentamos de tudo e não conseguimos resolver de maneira amigável.

Se eu puder deixar uma dica para você que está lendo é: comece com o fim em mente. Invista tempo quando começar seu negócio pensando em resolução de conflitos ou prevendo cenários de impasse, como a saída de um sócio.

Já ouvi muita gente dizer que sociedade é igual casamento. E já ouvi muito mais gente dar o conselho de adiantar discussões sobre um divórcio antes do casamento, mas não a versão empresarial da coisa.

Inscreva-se para continuar lendo

Esse conteúdo é gratuito. Em troca só pedimos que você se inscreva em nossa newsletter para continuar lendo. Se você tá gostando prometo que vai valer a pena!

Already a subscriber?Sign in.Not now

Reply

or to participate.